Sem categoria

Ellen rebate suspeita de que imprensa ''acuou'' o STF

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira 9 (30), e assinada pela sua presidente, ministra Ellen Gracie, o STF (Supremo Tribunal Federal) garantiu que ''que não permite nem tolera que pressões externas interfiram em sua decisões'' e reafirmou ''a absol

O clima foi tenso na sede do Supremo: a segurança da Casa chegou a isolar a entrada dos ministros com um cordão para evitar o assédio dos jornalistas. As declarações atribuídas a Lewandowski teriam sido feitas em conversa rivada no telefone celular, do terraço de um restaurante em Brasília, na noite de terça-feira. Conforme a versão do jornal paulista, o telefonema foi  ''inteiramente testemunhado'' porque a repórter que assina a matéria, Vera Magalhães, estaria, por acaso, a ''menos de 5 metros'' do ministro.



A nota tem apenas duas frases. Não cita o ministro Lewandowski e nem o noticiário da Folha de S.Paulo. Silencia igualmente sobre os métodos eticamente controvertidos que órgãos da grande imprensa (primeiro o jornal O Globo, dia 23, e agora a Folha) vêm empregando para cobrir o julgamento do Escândalo do ''Mensalão''. Veja a íntegra:




''O Supremo Tribunal Federal –que não permite nem tolera que pressões externas interfiram em sua decisões– vem reafirmar o que testemunham sua longa história e opinião pública nacional, que são a dignidade da Corte, a honorabilidade de seus ministros e a absoluta independência e transparência de seus julgamentos. Os fatos, sobretudo os mais recentes, falam por si e dispensam maiores explicações.



Brasília, 30 de agosto de 2007
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ministra Ellen Gracie.''



Na versão divulgada pela Folha, Lewandowski é enfático ao afirmar que o comportamento da mídia repercutiu sobre os trabalhos do Supremo. ''Na conversa de cerca de dez minutos com Marcelo, opinou que a decisão da Corte poderia ter sido diferente, não fosse a exposição dos diálogos. 'Você não tenha dúvida', repetiu em seguidas ocasiões ao longo da conversa'', diz a jornalista.



Veja também: Folha: Lewandowski afirma que ''imprensa acuou o Supremo''