Investimentos ajudam e PIB dos EUA cresce 4% no 2º trimestre
O forte volume de investimentos ajudou a puxar o crescimento da economia dos Estados Unidos no segundo trimestre para uma taxa anual revisada de 4%, informou o governo nesta quinta-feira (30).
Publicado 30/08/2007 14:43
A expansão registrada foi a maior desde o início do ano passado, mas dificilmente será sustentada. Inicialmente, o Departamento de Comércio havia apurado um crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano no segundo trimestre do ano.
A revisão ficou em linha com as estimativas feitas por analistas de Wall Street e bem acima do fraco desempenho registrado nos três primeiros meses do ano, quando a economia norte-americana cresceu 0,6%.
Desde então, um aperto no mercado de crédito provocado por problemas no segmento imobiliário de alto risco fez com que os formuladores de política monetária e analistas reduzissem suas estimativas de crescimento do PIB dos EUA para os próximos trimestres.
Os dados sobre o comportamento do PIB no segundo trimestre trazem poucas evidências sobre problemas relacionados à inflação no período. O chamado núcleo do índice de preços PCE, que exclui alimentos e energia do cálculo da inflação, subiu 1,3%, ante aumento estimado inicialmente de 1,4%. No primeiro trimestre, o núcleo registrou alta de 2,4%.
A variação apurada nesta segunda leitura foi a menor desde o segundo trimestre de 2003, quando o núcleo subiu os mesmos 1,3%.
Fonte: O Estado de S. Paulo