Sem categoria

PT decide que militantes da juventude devem ter, no máximo, 29 anos

A resolução sobre juventude aprovada no 3º. Congresso Nacional do PT limita a 29 anos a idade dos militantes que queiram participar da frente de juventude do partido. A intenção da medida é “revigorar a frente de juventude” e “dar um salto qualitativo” na

Segundo Éden Valadares, secretário de juventude do PT da Bahia, a resolução adeqüa os critérios partidários de “militância jovem” ao que está estabelecido no Estatuto da Juventude, em debate no Congresso Nacional. Segundo este estatuto –proposto pelo Projeto de Lei 27/07, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)–  a faixa de idade que determina a “juventude” vai dos 15 aos 29 anos.


 


Instância partidária


 


A resolução do PT aprovada no Congresso diz ainda que o Estatuto do partido passará a tratar a juventude do PT como “uma nova instância partidária”.


 


Segundo os militantes desta frente, a idéia não é transformar a juventude petista numa organização autônoma, extra-partido, como ocorre com outras organizações juvenis, pelo contrário: “Queremos que o PT reconheça a juventude petista como parte de um setor do partido responsável por organizar uma nova geração de militantes”, diz Valadares.


 


O jovem petista acredita que, assim, será possível “repaginar” o caráter da frente de juventude em consonância com o perfil “plural, de massas e democrático” do PT.


 


A forma como esta resolução será aplicada na prática será discutida no 1º Congresso da Juventude Petista, a ser realizado neste segundo semestre de 2007.



 
Maior organização


 


Ao defender a resolução, o dirigente petista Rafael Pops, da Articulação de Esquerda, disse que a juventude petista planeja “construir a maior organização de juventude de esquerda deste país”.


 


O militante Diogo Frizzo explica a motivação: “somos o maior partido de esquerda do país e nossa organização na frente de juventude precisa refletir isso”, diz.


 


Atualmente, a União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, é quem reivindica a condição de maior organização de juventude de esquerda no país. Em seu último congresso, realizado em 2006, a UJS contabilizou 70 mil filiados em todo o Brasil.


 


Uma das principais lideranças da UJS, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, participou, como convidada, do congresso do PT, tendo sido dado a ela, inclusive, espaço para fazer uma saudação especial aos participantes do evento.


 


O convite, incomum para a tradição petista, revela que há um esforço grande do Partido dos Trabalhadores para reaproximar a legenda dos movimentos sociais.