Com conclusão do processo licitatório, ônibus terão sistema de segurança
Com a conclusão do processo de licitação do transporte coletivo, os ônibus de Manaus serão dotados com um sistema de segurança formado por GPS e um botão de pânico que vai garantir a chegada da polícia em c
Publicado 06/09/2007 17:43 | Editado 04/03/2020 16:13
“Temos consciência de que o acompanhamento on line das câmeras nos ônibus é inviável, até porque Manaus opera com cerca de 1.450 coletivos. Além disso, as câmeras não mostram onde estão os veículos e, portanto, não evitam os assaltos”, afirmou Marcelo Ramos, diretor-presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU).
As câmeras já instaladas nos ônibus terão a função de identificar os infratores que cometerem crimes, servindo para a punição dos culpados. Nos casos de furto, motorista ou cobrador terão acesso a um discreto sistema que aciona a polícia. “Isso, instalado em conjunto com o GPS, vai permitir que a viatura mais próxima seja chamada para cuidar do assalto”, disse Marcelo.
De acordo com o Ari Gomes, gerente de Telemática do CIOPS, o sistema será preventivo, pois na medida em que os assaltantes souberem que eles funcionam em todos os veículos os assaltos serão evitados. “Teremos recursos para prender, senão na hora do roubo, logo em seguida, pois as câmeras mesmo não transmitindo em tempo real irão armazenar informações valiosas para punirmos os culpados”, afirma Gomes.
Além de melhorar a segurança para quem usa o transporte coletivo, Marcelo acredita que o sistema trará melhoria também na operação dos ônibus. “Com o GPS teremos como identificar se algum veículo quebrou, onde ele está parado, se está cumprindo a rota e se está dentro do horário. É um sistema de fiscalização que também será eficiente para que as empresas cumpram suas obrigações com o usuário”, concluiu Marcelo Ramos.
Informações: Théa Morel
Assessoria de Imprensa – IMTU