Assembléia aprova projeto que cria o Dia do Artesão

O Projeto de Lei 46/2007, de autoria do deputado Raul Carrion, líder do PCdoB na Assembléia, que institui a Semana Estadual do Artesanato, foi aprovado pelo Plenário da Assembléia Legislativa nesta terça-feira (04).

A proposta declara a data de 19 de março como o Dia do Artesão. O período entre 19 e 26 de março fica destinado às comemorações relativas à data.


 


Nesta semana, além da atividade de exposição e comercialização dos produtos artesanais, deverão ser promovidas atividades para uma maior difusão e compreensão do papel cultural do artesanato.


 


De acordo com Carrion, o  artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de uma nação e de um povo, que expressa a sua maneira de ser, de pensar e de viver; reflete o meio natural que o cerca – fonte das matérias-primas usadas nas peças artesanais – e desvenda a sua mais profunda idiossincrasia.


 


Ao mesmo tempo, é uma importante atração turística em qualquer país para o qual as pessoas viajem. “O artesanato é, desde há muito, uma importante fonte geradora de renda para milhões de pessoas, principalmente das camadas populares”, lembra Carrion.


 


Isabela Soares