Grito dos Excluídos acontece em Aracaju

 


''Isso não Vale! Queremos participação no destino da nação'' foi o tema da 13ª edição do Grito dos Excluídos , ocorrido na quinta-feira, dia 6 , na praça General Valadão em Aracaju. A deputada estadual Tânia Soares (PCdoB) , participante

Plebiscito


 


Esse ano a coleta de votos para o Plebiscito Popular acontece desde do último sábado, dia primeiro, e segue até domingo , dia 9. Nele a população brasileira, maior de 16 anos,  pode se manifestar sobre privatização da Companhia Vale do Rio Doce, o pagamento da dívida externa, a continuidade da exploração da energia elétrica pelo capital privado, a Reforma da Previdência e a transposição das águas do Rio São Francisco.


 


Das questões citadas no Plebiscito Popular, a transposição é de maior relevância para os sergipanos, avalia Tânia. “É mais uma tentativa de grandes empresas em apropriar das riquezas naturais e obter margens exorbitantes de lucros. O que deveria ser um projeto de recuperação do rio, para beneficiar àqueles ribeirinhos do Velho Chico, está se transformando em agronegócio para fruticultura irrigada e carcinicultura”, encerra a presidente do diretório municipal do PCdoB em Aracaju.


 


Participaram do Grito dos Excluídos a CNBB/Pastorais da Arquidiocese de Aracaju, Cáritas/Aracaju, CONLUTAS, CUT, MST, SINDIPETRO AL/SE, SINTESE, DCE/UFS, UJS, UBES e demais movimentos populares.