Paulo Henrique Amorim analisa a crise “profunda” da Ford
O jornalista Paulo Henrique Amorim faz uma análise curiosa sobre a atual “crise” vivida pela Ford. Nunca se vendeu tantos carros no Brasil como nos últimos meses, mas mesmo assim, o diretor de assuntos corporativos da empresa, Rogelio Goldfarb, afirma que
Publicado 06/09/2007 16:40
Veja abaixo a análise de PH Amorim:
A crise “profunda” da Ford
– As vendas da indústria automobilística em agosto foram de 235 mil carros.
– É um crescimento de 8,2% sobre julho.
– No ano, o crescimento das vendas da indústria é de 27%.
– Isso – 27% – é um recorde.
– Nunca a indústria automobilística vendeu tanto.
– A Ford vendeu 15.900 veículos em agosto.
– Isso é um crescimento de 10,3% sobre julho – a Ford, portanto, cresceu mais do que o conjunto da indústria.
– Neste ano de 2007, as vendas da Ford já cresceram 30%.
– Ou seja, este ano, a Ford vende mais que a indústria.
– A Ford vai muito bem, não é isso?
– Ledo engano, caríssimo leitor.
– A Ford padece de crise profunda, de acordo com seu diretor de assuntos corporativos, Rogelio Goldfarb, que deu, esta tarde, suculenta entrevista à CBN.
– Ele diz que a crise de competitividade e de produtividade da indústria – e da Ford – é grave.
– A queda das exportações é alarmante.
– Não será o dólar, perguntou o entrevistador?
– Não, Golfarb prefere falar em “produtividade”.
– Por exemplo, diz o diretor da Ford, a retenção dos créditos de ICMS.
– Caramba, pensei com os meu botões: será que ele vai falar mal do presidente eleito, José Serra, que retém o credito de ICM de São Paulo?
– Não, respondeu rápido Goldfarb – é o governo federal…
– Governo federal?, pensei com os meus botões ainda mais perplexos.
– Goldfarb ressaltou a queda dos juros.
– Sabe-se que os juros reais, este ano, deverão ser os menores em 13 anos.
– Que o Banco Central reduziu a Selic em 0,25%.
– Apesar disso, Goldfarb reclamou: os nossos concorrentes não têm a carga tributária nem os juros que a Ford tem no Brasil.
– Quer dizer, a culpa pela “baixa produtividade” da Ford é do presidente Lula…
– Goldfarb defendeu também, com entusiasmo, acordos bilaterais de comércio.
– O que é a posição do governo dos Estados Unidos – pais-sede da Ford e, não do governo brasileiro.
– Já não é a primeira vez que tenho a oportunidade de testemunhar a crise da indústria automobilística brasileira, na opinião de seus brilhantes executivos, quando entrevistados pela CBN.
– Outro dia ouvi estarrecido que a Fiat brasileira mergulhou em crise profunda.
– Tanto assim que teve que ampliar a fábrica na Argentina porque, mesmo com três turnos, a planta no Brasil não dá conta da demanda.
– Qual a causa desse sinistro fenômeno?
– As empresas vão muitíssimo bem e dizem que não vão. Por que será isso?
– Vai ver que é … cuspir no prato que come …
Fonte: Conversa Afiada (http://conversa-afiada.ig.com.br/)