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Paulo Henrique Amorim analisa a crise “profunda” da Ford

O jornalista Paulo Henrique Amorim faz uma análise curiosa sobre a atual “crise” vivida pela Ford. Nunca se vendeu tantos carros no Brasil como nos últimos meses, mas mesmo assim, o diretor de assuntos corporativos da empresa, Rogelio Goldfarb, afirma que

Veja abaixo a análise de PH Amorim:




A crise “profunda” da Ford



– As vendas da indústria automobilística em agosto foram de 235 mil carros.



– É um crescimento de 8,2% sobre julho.



– No ano, o crescimento das vendas da indústria é de 27%.



– Isso – 27% – é um recorde.



– Nunca a indústria automobilística vendeu tanto.



– A Ford vendeu 15.900 veículos em agosto.



– Isso é um crescimento de 10,3% sobre julho – a Ford, portanto, cresceu mais do que o conjunto da indústria.



– Neste ano de 2007, as vendas da Ford já cresceram 30%.



– Ou seja, este ano, a Ford vende mais que a indústria.



– A Ford vai muito bem, não é isso?



– Ledo engano, caríssimo leitor.



– A Ford padece de crise profunda, de acordo com seu diretor de assuntos corporativos, Rogelio Goldfarb, que deu, esta tarde, suculenta entrevista à CBN.



– Ele diz que a crise de competitividade e de produtividade da indústria – e da Ford – é grave.



– A queda das exportações é alarmante.



– Não será o dólar, perguntou o entrevistador?



– Não, Golfarb prefere falar em “produtividade”.



– Por exemplo, diz o diretor da Ford, a retenção dos créditos de ICMS.



– Caramba, pensei com os meu botões: será que ele vai falar mal do presidente eleito, José Serra, que retém o credito de ICM de São Paulo?



– Não, respondeu rápido Goldfarb – é o governo federal…



– Governo federal?, pensei com os meus botões ainda mais perplexos.



– Goldfarb ressaltou a queda dos juros.



– Sabe-se que os juros reais, este ano, deverão ser os menores em 13 anos.



– Que o Banco Central reduziu a Selic em 0,25%.



– Apesar disso, Goldfarb reclamou: os nossos concorrentes não têm a carga tributária nem os juros que a Ford tem no Brasil.



– Quer dizer, a culpa pela “baixa produtividade” da Ford é do presidente Lula…



– Goldfarb defendeu também, com entusiasmo, acordos bilaterais de comércio.



– O que é a posição do governo dos Estados Unidos – pais-sede da Ford e, não do governo brasileiro.



– Já não é a primeira vez que tenho a oportunidade de testemunhar a crise da indústria automobilística brasileira, na opinião de seus brilhantes executivos, quando entrevistados pela CBN.



– Outro dia ouvi estarrecido que a Fiat brasileira mergulhou em crise profunda.



– Tanto assim que teve que ampliar a fábrica na Argentina porque, mesmo com três turnos, a planta no Brasil não dá conta da demanda.



–  Qual a causa desse sinistro fenômeno?



– As empresas vão muitíssimo bem e dizem que não vão. Por que será isso?



– Vai ver que é …  cuspir no prato que come …



Fonte: Conversa Afiada (http://conversa-afiada.ig.com.br/)