UBES reúne 500 lideranças estudantis do Brasil em SP
Nesta quinta-feira (6), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) dará início ao seu 10º Conselho Nacional de Entidades Gerais, o CONEG. O encontro é um dos principais fóruns de discussão e deliberação do movimento estudantil organizado em to
Publicado 06/09/2007 12:43
O 10º Conselho de Entidades Gerais, o Coneg, acontece de 6 a 9 de setembro, no campus Memorial II, da Uninove, na Lapa; entidade vai promover um Seminário de Educação que terá como tema principal a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
A abertura acontece hoje, às 18h, na Assembléia Legislativa e terá a participação dos presidentes da UNE, Lúcia Stumpf, da CUT Arthur Henrique e da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), Wander Geraldo, além do integrante da Coordenação Nacional do MST, João Paulo Rodrigues.
O CONEG se estende até o 9 de setembro (domingo), com atividades concentradas no campus Memorial II, do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), no bairro Lapa. São esperadas 500 lideranças jovens de todo o país. Eles foram eleitos durante assembléias e debates para representar no encontro as entidades estudantis dos seus municípios e estados.
“PAC da Educação”
Uma das principais discussões do CONEG será focada no Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE. As lideranças estudantis vão elaborar um documento para oficializar a posição da entidade em relação ao Plano. O documento conterá as opiniões, críticas e sugestões a serem incorporadas ao projeto, que ficou conhecido como o ''PAC da Educação''.
A UBES critica a falta de diálogo com as entidades e organizações do movimento social na elaboração do PDE e a sua insuficiência ao não propor mais participação dos pais, professores, estudantes e funcionários na vida escolar, por meio da formação de conselhos, eleição direta para diretores e livre organização de grêmios estudantis.
Seminário de Educação
Além de mesas de debate e grupos de discussão, a programação do CONEG promoverá o “Seminário: Educação de qualidade por um Brasil soberano”. Serão discutidos temas ligados ao combate à evasão escolar, como a política do passe livre no transporte público, a melhoria da qualidade de ensino, com incentivo à produção científica nas escolas públicas, e a luta para erradicar o analfabetismo no Brasil.
Plebiscito da Vale
No dia 7 de setembro, quando se comemora a independência do Brasil, um ato político será realizado às 13h, em conjunto com os movimentos sociais, para exigir a anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce.