Sem categoria

Negociações: Lula viaja à Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega

Neste domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda de viagens ao exterior e será o primeiro presidente brasileiro a visitar os quatro países nórdicos. Ele retribui, segundo o Itamaraty, as visitas ao Brasil da presidente da Fin

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil pretende aprofundar a cooperação e o intercâmbio comercial com esses países nas áreas de direitos humanos, reforma das Nações Unidas, energia e mudança do clima, desarmamento e não-proliferação, ajuda ao desenvolvimento e luta contra a fome e a pobreza.


 


Em todos os países, Lula deverá participar de cafés da manhã, mesas-redondas e seminários com a participação de empresários de diferentes segmentos da iniciativa privada do Brasil e dos países visitados.


 


Lula também quer atrair investidores para as grandes obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o aprofundamento da cooperação com ênfase nas energias renováveis.


 


O comércio bilateral do Brasil com os países nórdicos totalizou, em 2006, US$ 3,8 bilhões, o que representa crescimento – na média dos quatro países – de quase 80% desde 2003.


 


O estoque de investimentos nórdicos no Brasil superou, em 2006, a cifra de US$ 4 bilhões. Mantém-se a tendência de crescimento em 2007.


 


Em Helsinque (Finlândia), no dia 10, Lula terá encontros com a presidente Tarja Halonen, com o Primeiro-Ministro Matti Vanhanen, e com o presidente do Parlamento finlândes, Sauli Niinistö.


 


Serão tratados temas da agenda bilateral, com destaque à cooperação econômico-comercial e científico tecnológica, em áreas como biocombustíveis, indústria de base florestal e telecomunicações.


 


Durante a visita será assinado Memorando de Entendimento sobre Mudança do Clima e utilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.


 


Em Estocolmo (Suécia), nos dias 11 e 12, manterá encontros com o Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Sílvia, com o Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt e com o Presidente do Parlamento, Per Westerberg.


 


Brasil e Suécia assinarão Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Energias Renováveis, tendo em vista o estabelecimento de um mercado mundia de biocombustíveis e a padronização dessa fonte de energia, bem como o intercâmbio tecnológico e parcerias para a produção de biocombustíveis em terceiros países.


 


Em Copenhague (Dinamarca), nos dias 12 e 13, Lula será recebido pela Rainha Margrethe II e manterá reuniões com o Primeiro-Ministro Anders Rasmussen.


 


Durante a visita à Dinamarca, será assinado Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Energias Renováveis, com vistas ao desenvolvimento e promoção da eficiência energética nos campos de etanol e biodiesel.


 


Em Oslo (Noruega), nos dias 13 e 14, reúne-se com o Rei Harald V e a Rainha Sonja, com o Primeiro-Ministro Jens Stoltenberg e com o Presidente do Parlamento, Thorbjorn Jagland.


 


Além dos temas da agenda bilateral, Lula tratará de energia, mudança do clima, comércio, investimentos, turismo, pesca e cooperação técnica em terceiros países.


 


Também na Noruega, participará da segunda edição do Seminário sobre Paz e Reconciliação, que terá como temas centrais a reconstrução do Haiti e a promoção da paz no Oriente Médio.


 


Fonte: Inforel