Sem categoria

Embaixada norte-coreana festeja 59 anos da república

Em comemoração ao 59.º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coréia, em 9 de setembro, a embaixada do país no Brasil realizou uma recepção na sede da missão diplomática, no Lago Sul de Brasília.

Estiveram presentes o Itamaraty,  partidos políticos brasileiros (PCdoB, PSB e MR-8), acadêmicos, movimentos sociais, empresários e uma numerosa representação diplomática: África do Sul, Argélia, Bolívia, Bulgária, China, Congo, Eslováquia, Filipinas, Guiné, Holanda, Índia, Indonésia,  Kweit, Líbia, Malásia, Myanmar, Namíbia, Palestina, Paquistão, Polônia, Rússia, Santa Sé (Vaticano), Sérvia, Síria, Sri Lanka, Suíça, Ucrânia, Venezuela, Vietnã e Zimbábue.


 


Depois da execução dos hinos nacionais do Brasil e da RPD da Coréia, o embaixador Pak Hyok saudou os presentes, referiu-se aos avanços de seu país, enalteceu as boas relações com o Brasil e a disposição da RPD da Coréia de contribuir para a paz mundial.



A representativa atividade foi uma demonstração do prestígio do país no Brasil e no concerto internacional, num momento em que a diplomacia norte-coreana conquistou significativas vitórias, com a devolução de valores que estavam congelados num Banco de Macau por intransigência dos Estados Unidos, com a retirada dos conceitos depreciativos de “país bandido”, “eixo do mal” e “nação terrorista”, que os Estados Unidos utilizavam como pretexto para pressionar e ameaçar a RPD da Coréia, com o compromisso da parte norte-americana de entabular conversações bilaterais com vistas à normalização de relações e o compromisso de fornecer combustível à Coréia do Norte.



Em vista de tudo isso, a RPD da Coréia comprometeu-se a permitir inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica e a desativar seu programa nuclear. Avanços significativos têm ocorrido também nos entendimentos visando à reunificação entre o A RPD da Coréia (Norte) e a República da Coréia (Sul). Está previsto para outubro um encontro de cúpula entre os dois países.


 


O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil e diretor do Cebrapaz, José Reinaldo Carvalho, presente na recepção, declarou à redação do Vermelho que “as vitórias diplomáticas da RPD da Coréia e seu crescente prestígio no mundo mostram o valor da resistência e da firmeza, com que o país tem se conduzido na cena internacional”.