Sem categoria

Grupo pede à mídia francesa um dia sem notícias de Sarkozy

Depois do Dia Livre de Cigarros e do Dia Livre de Automóveis, vem aí o Dia Livre de Sarkozy. Um grupo chamado Democracia na Televisão quer que a mídia francesa se abstenha de sua aparente dependência do presidente Nicolas Sarkozy, passando o dia 30 de nov

“Libertem-se de sua dependência por 24 horas e ajudem os franceses a se purificarem da aparente 'sarkozite' da mídia”, disse a organização em comunicado à imprensa. Desde a vitória em maio de Sarkozy, de 52 anos, a cobertura avassaladora feita pela mídia vem deixando pouco espaço de atenção pública para o primeiro-ministro François Fillon, e muito menos para a oposição.


 


Criada pelo sociólogo Pierre Boutin, a organização Democracia na Televisão convocou a imprensa a observar um dia de abstinência de Sarkozy, para coincidir com o primeiro aniversário do lançamento de sua candidatura presidencial. “Muitos jornalistas estão exasperados com o culto à personalidade que surgiu em torno de Sarkozy, e o mais importante é lançar essa idéia”, disse Boutin.


 


O sociólogo argumenta que sua preocupação não é tanto em transformar o 30 de novembro, de fato, em um dia “livre de Sarkozy” – mas a de transmitir uma mensagem.


 


No comunicado do grupo, o pedido é enfático: “Nem uma única imagem, nenhum som, nenhuma linha de texto sobre os atos ou gestos de Nicolas Sarkozy deve sair na mídia nesse dia. Nenhum elogio, nenhuma crítica, nenhum comentário. Nada, por favor, exceto um silêncio incomum e democrático”.


 


Da Redação, com informações da Reuters