Ministro garante inclusão do Ceará no PRONASCI  

A bancada federal do Ceará, liderada pelo Senador Inácio Arruda, juntamente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Monteiro, reuniu-se ontem (11), a noite com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília.

Os parlamentares solicitaram ao Ministério apoio à emenda da bancada ao orçamento deste ano que destina 14 milhões de reais ao programa “Ronda do Quarteirão”, do Governo Estadual, além de sua inclusão dentro do Pronasci – Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Lançado em agosto pelo Presidente Lula, o Pronasci quer combater a violência nas regiões metropolitanas com maiores índices de criminalidade no País.


 


Inácio reforçou para o Ministro que a segurança pública é tema recorrente em todas as discussões sobre o desenvolvimento do Ceará, em especial a região metropolitana de Fortaleza, que sofre com o problema da violência.


 


Tarso Genro explicou que o Ronda no Quarteirão, por ser um programa na categoria de polícia comunitária, pode ser incorporado ao Pronasci, consistindo na primeira medida para que o estado do Ceará seja contemplado nas ações e recursos planejados pelo Governo Federal. O Ronda no Quarteirão é considerado o carro-chefe da política de segurança pública cearense. Segundo o Secretário Roberto Monteiro, o programa contempla a região metropolitana de Fortaleza, valendo-se da presença constante de policiais, distribuídos em áreas de aproximadamente três quilômetros, para intimidar a ação de bandidos e reduzir a ocorrência de crimes. A idéia é expandir o Ronda no Quarteirão para os principais municípios no interior do estado, como Juazeiro, Sobral, Barbalha, Iguatu, Itapipoca e Crateús.


 


Em todo o Brasil, mais de R$ 480 milhões serão gastos ainda neste ano em algumas das 94 ações previstas no Pronasci, como a construção de novos presídios destinados a jovens entre 18 e 24 anos, e a valorização dos profissionais de segurança por meio de uma bolsa-formação de até R$ 400.   A meta do governo federal é reduzir de 29 para 12 o número de homicídios em cada 100 mil habitantes nos próximos quatro anos. Para isso, conta com a parceria dos estados, dos municípios e da comunidade.



 
 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda