Pútin apresenta desconhecido para cargo de premiê russo
O presidente russo Vladímir Pútin apresentou nesta quarta-feira a candidatura de Viktor Zúbkov ao posto de primeiro-ministro, em substituição a Mikhail Fradkov, que pediu demissão do cargo, de acordo com informações da agência do governo russo RIA-Novosti
Publicado 12/09/2007 16:05
A proposição do nome de Zubkov, que até o momento era o chefe do Serviço Federal de Vigilância Financeira, foi feita na tarde desta quarta-feira na Duma, a câmara baixa do parlamento, segundo informou o seu presidente Borís Grizlov.
O chefe da bancada do partido pro-governamental Rússia Unida no parlamento assegurou que existe consenso em apoiar a sugestão de Pútin.
Observou que “é quase seguro” que os deputados elejam por unanimidade, em voto aberto e direto, na próxima sexta-feira, Zubkov como primeiro-ministro.
A iniciativa presidencial aconteceu horas depois de ser confirmada publicamente pelo chefe de Estado o pedido de renúncia de Fradkov, após três anos e meio de mandato.
De acordo com a legislação, um comitê da Duma apresentará amanhã a candidatura do novo chefe de gabinete e estabelecerá a data de votação no plenário, segundo afirmou Grizlov.
A vice-presidente do parlamento, Liúbov Slíska, confirmou também à mídia a decisão de convocar a Duma para votar, em 14 de setembro, a noemação do presidente do governo por meio do voto aberto.
Para Liúbov, “seguramente mais de 400 deputados” apoiarão a indicação de Zubkvo para o cargo, que constituirá o oitavo gabinete da História da Rússia pós-socialista.