Sarkosy ratifica apoio a Chávez para conversa com as Farc
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu nesta terça-feira (11) um telefonema do presidente da França, Nicolas Sarkosy, na qual recebeu todo o respaldo para o trabalho de intermediação que vem sendo feito junto ao governo colombiano e as Forças Arm
Publicado 12/09/2007 15:56
Há duas semanas, Chávez assumiu a mediação de um possível acordo humanitário solicitado por setores colombianos e com o aval do presidente Alvaro Uribe, dirigido à libertação de 45 reféns seqüestrados pelas Farc, em troca de 500 presos políticos que militam na organização guerrilheira.
O contato telefônico durou cerca de 20 minutos, segundo nota divulgada à imprensa pelo Ministério de Relações Exteriores da Venezuela. Nesse ínterim, Chávez atualizou Sarkosy sobre os contatos feitos até o momento, assim como os assunto discutidos na reunião que teve com Uribe, no último dia 31 de agosto, em Bogotá.
Segundo a nota enviada à imprensa, Sarkosy disse estar confiante na participação de Chávez nessa delicada questão e convidou o venezuelano para uma conversa em Paris. “Receberei você como a um amigo”, disse.
O interesse do presidente francês pelo que se passa em território colombiano acontece porque as Farc mantêm sob seu domínio a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, capturada em 2002 como refém. Durante sua campanha eleitoral, Sarkosy prometeu se empenhar para que o caso fosse solucionado da melhor maneira possível.
Fonte: Agência Bolivariana de Notícias