Orlando Senna recebe Título de Cidadão Soteropolitano

O secretário de Desenvolvimento das Artes Audiovisuais do Ministério da Cultura, Orlando Senna, recebeu nesta sexta-feira (14/9) o Título de Cidadão Soteropolitano, em Sessão Especial da Câmara Municipal. A iniciativa de homenagear o cineasta baiano parti

Natural de Lençóis, na Chapada Diamantina, Orlando Senna é também jornalista, roteirista, professor de cinema e escritor. Dirigiu seu primeiro longa metragem, A construção da morte, na década de 60. Em sua filmografia constam filmes como Diamante Bruto, Brascuba, Iracema – uma Transa Amazônica e Gitirana. Entre os roteiros para televisão e cinema, destacam-se a Ópera do Malandro – com Chico Buarque, Rei da Noite e Coronel Delmiro Gouveia.


 


Foi durante quatro anos, diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Banõs, sediada em Cuba, da qual é um dos fundadores. Em 2003, assumiu a direção da Secretaria Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura e tem a função de elaborar e submeter ao Conselho Superior do Cinema as políticas e diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual brasileira.


 


Com a participação de políticos, artistas, líderes estudantis, a Sessão Especial foi presidida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que convidou para a mesa Pola Ribeiro, diretor do Instituto da Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Paulo Lima, presidente da Fundação Gregório de Mattos, Domingos Leonelli, secretário estadual de Turismo, a vereadora comunista Olívia Santana, além do embaixador da Palestina, Arnaldo Carilho.


 


A mesa se completou com a presença de Guido Araújo, organizador da 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, evento do qual a homenagem é parte da programação oficial. Com o lema “Um Mundo Mais Humano”, a Jornada acontece em Salvador, até o dia 18 de setembro com a realização de seminários, mostras de filmes, documentários e vídeos que estão disputando o concurso Afro-Ibero-Americano de Filme e Vídeo.


 


De Salvador
Eliane Costa