Filme sobre vida de Evo Morales estréia em outubro
O filme Evo Pueblo, que narra a vida do presidente da Bolívia, Evo Morales, estreará no país no final de outubro e depois será exibido na Argentina, confirmou neste sábado (15) seu diretor, Tonchi Antezana. O filme, com quase duas horas de duraçã
Publicado 15/09/2007 21:51
As filmagens de Evo Pueblo terminaram em junho, e o diretor boliviano se disse agora muito satisfeito com a edição de todo o material captado — processo que também já terminou. “Agora estamos com a mixagem do som e da música”, detalhou
Antezana.
O filme de ficção conta a vida de Evo desde a infância no altiplano, os diversos trabalhos que teve para sobreviver, a liderança sindical como produtor de coca na região de Chapare, a entrada na política e sua chegada à Presidência da Bolívia em janeiro de 2006.
Quatro atores diferentes dão rosto a cada um dos períodos de sua vida. Segundo Antezana, o filme é uma amostra de como vivem os camponeses do altiplano que, com a democracia, também pode ter um presidente indígena como Evo.
A idéia de levar a história do presidente aimara para o cinema surgiu em abril de 2006 e teve vários problemas para se concretizar por falta de apoio econômico — tanto estatal quanto de empresas privadas.
A obra saiu com dinheiro e equipamentos da produtora britânica Buena Onda, dirigida por Donald Ranvaud, que também participou de Cidade de Deus (2002) e Central do Brasil (1998).