Sem categoria

Chávez ataca moda de implante de seio em jovens venezuelanas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saiu a público para atacar a nova moda do país de dar às adolescentes implantes de silicone quando completam 15 anos de idade. “Hoje em dia as pessoas pensam assim: 'Minha filha está fazendo 15 anos. Vamos dar a ela

A Venezuela é conhecida por ter muitas candidatas vencedoras de concursos de beleza internacionais. Um grande número de mulheres faz implantes de silicone nesse país rico em petróleo – onde se gasta bastante dinheiro com artigos de consumo que seriam considerados luxuosos em outros lugares. Mas Chávez, que assumiu o poder em 1999, tenta mudar essa postura para criar o que chama de o “novo homem”.


 


Durante um discurso no qual atacou ícones de consumo supostamente impostos por potências ocidentais, tais como as bonecas Barbie, o presidente também criticou a moda atual de dar de presente às meninas de 15 anos de idade uma cirurgia plástica. Apesar de haver propagandas na TV sobre os implantes de silicone e apesar de bancos oferecerem linhas de crédito especiais para esse tipo de cirurgia, caso as garotas tenham os seios aumentados não se espera que se tornem sexualmente ativas.


 


A Venezuela acalenta um forte ímpeto consumista desde o boom do petróleo, na década de 1970. Os venezuelanos ficaram conhecidos como Give-Me-Twos (dê-me-dois) na Flórida (EUA) porque costumam comprar o dobro dos consumidores padrão. Na Venezuela, os implantes de silicone custam milhares de dólares.


 


A seus simpatizantes, Chávez afirmou que deveriam abrir mão das mercadorias de que não mais precisam, conclamando-os a colocar na praça das cidades objetos como ventiladores e geladeiras. “Estou apelando à consciência de vocês, pais deste país, mães deste país. Eles são nossos filhos, elas são nossas filhas.”


 


Da Redação, com informações da Reuters