Entrega do resultado do Plebiscito da Vale não tem previsão
A entrega do resultado do terceiro Plebiscito Popular sobre a anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), previsto para esta terça (25), foi transferido para os próximos dias, segundo Wanderley Gomes, da Confederação Nacion
Publicado 24/09/2007 17:56
O motivo do adiamento da entrega dos resultados é fruto da lentidão na contagem dos 12 milhões de votos esperados. Até o momento apenas 5 milhões de votos foram contabilizados. ''Ainda não há uma previsão para a entrega dos resultados, esperamos que ela possa ser feita nos próximos dias'', afirmou o líder comunitário.
Uma parcial divulgada pela CUT na semana passada afirmou que 97% dos votantes de cerca de 200 mil votos foram favoráveis a anulação do leilão. Só a CUT, uma das entidades que atuam no plescito, informou que ainda espera o recebimento de cerca de um milhão de votos que foram colhidos nos estados mas ainda não chegaram a central de apuração nacional.
Wanderley ainda informou que na tarde desta terça lideranças dos movimentos sociais estão em Brasília para a rearticulação da entrega dos resultado do plebiscito aos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
O plebiscito
Cerca de 80 mil pessoas estiveram envolvidas no processo como multiplicadoras, debatedoras e mesárias do Plebicito da Vale. O alcance dessa mobilização permitiu que entre 45 e 50 mil urnas fossem espalhadas nos 27 Estados brasileiros para o recolhimento de votos.
A expectativa dos organizadores é que mais de 12 milhões de pessoas tenham exposto, através do voto, sua opinião sobre a privatização da Vale. Os plebiscitos que adotaram outras três perguntas também divulgarão a opinião dos votantes sobre o alto preço da energia, a reforma da previdência e o pagamento das dívidas interna e externa.
O objetivo do Comitê da Campanha ''A Vale é Nossa'' é fazer uma grande divulgação dos dados finais nos próximos dias.
Mais de 64 movimentos e organizações participam da iniciativa e devem se reunir ainda nesta semana na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para avaliar o processo do Plebiscito e preparar o entrega dos resultados.