Novas filiações e provisórias marcam com ousadia plenária em Londrina

Ousadia para avançar a luta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na região norte do Paraná. Este foi o clima da plenária da Conferência de Londrina, realizada no último sábado (dia 22).

Com a presença do presidente estadual, Milton Alves e do dirigente regional e presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, mais de 70 filiados e militantes comunistas participaram dos debates preparatórios para as conferências nos municípios e no estado.


 


Além de Londrina, estiveram presentes dirigentes de Apucarana, Rolândia, Jacarezinho além de Ibiporã, que teve sua comissão provisória, presidida pelo servidor público Antônio Dal Bello, assinada pelo presidente Milton Alves.


 


Na primeira parte da plenária, o presidente Milton Alves destacou aspectos do documento elaborado pelo Comitê Estadual para as conferências. Após, o debate, foram realizadas diversas filiações. O Comitê Municipal de Londrina, que no início de setembro, recebeu a adesão de 10 lideranças culturais, voltou a receber novas filiações na área da cultura, docentes e funcionários da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com destaque para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-Administrativos da UEL (ASSUEL), Itamar Nascimento, importante liderança sindical da cidade.


 


Entre os filiados que assinaram a ficha no sábado, destaque também para o líder do movimento pela reforma agrária no Paraná, João Sem Terra, que retornou a militar no partido na cidade de Jacarezinho, no norte pioneiro. De acordo com a presidente do PCdoB daquela cidade, Angélica Alves, mais 150 militantes dos movimentos sem teto e sem terra vão ingressar ao partido na próxima semana. “Isto é só o início. Vamos disputar a prefeitura da cidade. Jacarezinho terá um prefeito comunista”, declarou Angélica, lançando o brado ousado dos militantes de Jacarezinho.


 


Além da cidade do norte pioneiro, todos os municípios presentes apresentaram o projeto eleitoral para as eleições do próximo ano. Londrina, além de apresentar a tese da manutenção das forças político do campo Lula/Requião na administração da cidade, atualmente comandada pelo prefeito Nedson Micheleti (PT) com a participação dos comunistas, apresentou os oito pré-candidatos a vereador que vão buscar assento no parlamento londrinense: Heloisa Botelho, Sinival Pitaguari, Altair Ferraz, Aldebran do Kung Fú, André Galvão, Roberto Morita, Pedro Scheffer e o professor Carlos Ribas.


 


Ao final, todos entusiasmados, saudaram o partido com o grito ”1,2,3,4,5, mil e viva o Partido Comunista do Brasil”, na certeza de que a ousadia será marca dos comunistas no norte do estado do Paraná.


 


Cambé


 


Na manhã de sábado (dia 22), também foi realizada a conferência municipal de Cambé, com a participação de 30 filiados e lideranças comunitárias. O ato político de abertura contou com a presença do dirigente regional José Otávio, representantes do PMDB, PT, PMN, PHS e do secretário municipal, Luiz Roncon, representando o prefeito da cidade, Adelino Margonar (PMDB).


 


A conferência aprovou a reeleição do servidor Arnaldo Mello para um novo mandato de dois anos na presidência do Partido e aprovaram o projeto eleitoral de eleger um vereador no pleito de outubro do próximo ano. Atualmente, o PCdoB conta com 16 pré-candidatos ao parlamento.


 


Em relação às demais conferências do Partido na região norte, além de Cambe, Jataizinho realizou a atividade no sábado (dia 15) e reelegeu o atual presidente Alicio Maximiano. Ainda faltam realizar conferências, os partidos em Londrina, Apucarana, Rolândia, Florestópolis, Ibiporã e Jacarezinho.


 


Próxima plenária da Conferência de Londrina é dia 6 de outubro


 


A próxima plenária da Conferência de Londrina será no próximo dia 6 de outubro, às 14h30, na sede do PCdoB. Na pauta, o projeto organizativo para o biênio 2007/09. Todos estão convidados!