ONU promove reunião em busca de novo pacto ambiental
A Organização das Nações Unidas (ONU) sedia nesta segunda-feira (24) um ambicioso debate que pretende indicar o caminho para um novo pacto mundial de prevenção e combate às mudanças climáticas. A reunião de líderes mundiais foi convocada pelo secretário-g
Publicado 24/09/2007 14:28
Delegações de 150 países devem participar do encontro de hoje. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, representará o Brasil no evento. De acordo com o Itamaraty, em seu discurso, ela citará as iniciativas adotadas no país para conter o desmatamento, investir em fontes renováveis de energia e limitar as emissões de gases apontados como causadores do efeito estufa.
A ONU espera que outros países façam o mesmo e apresentem propostas para conter um processo de degradação que altera a temperatura do planeta, ameaça a sobrevivência de populações costeiras e pode até mesmo transformar florestas em desertos.
O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, em inglês), divulgado em fevereiro, mostra que, se a emissão de gases poluentes seguir no mesmo ritmo, até o ano de 2100, a temperatura na Terra aumentará entre 1,8º C e 4º C, o que deve causar derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e intensos furacões.
“As nações estão dando sinais de que desejam buscar soluções. Esse encontro de hoje expressa um entendimento da mensagem dos cientistas. E mostra um senso de urgência para as negociações que precisam, necessariamente, de estratégias que não podem depender de limites territoriais”, destacou, em entrevista à Agência Brasil, o secretário-executivo da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC, sigla em inglês), Yvo de Boer.
“É importante que a gente pense em uma política de longo prazo e não fique restrito a antes de depois de Kyoto. Temos que reconhecer que Estados Unidos e Austrália, que não são parte do protocolo, fazem parte da convenção da ONU. De que forma esse novo pacto será feito, se em cima do protocolo ou de outra plataforma, é o que precisamos trabalhar para encontrar uma resposta até, no máximo, 2009.”
Protocolo de Kyoto
Segundo Boer, as sugestões apresentadas esta semana serão levadas em dezembro para a Convenção de Mudanças Climáticas da ONU, em Bali, na Indonésia. Nessa convenção, devem ser definidas medidas sucessoras do Protocolo de Kyoto, que começa a vencer em 2012.
Atualmente, o protocolo obriga 35 países industrializados a reduzirem em 5% suas emissões de gases em relação aos níveis de 1990. A meta deve ser alcançada até 2012. Grandes poluidores, como China e Estados Unidos, não seguem as recomendações do tratado.