Coréia do Norte reitera compromisso com desnuclearização
O vice-chanceler norte-coreano Kim Kye-gwan reiterou nesta terça-feira (25) o compromisso de seu país com a desnuclearização da Península Coreana, mas sublinhou a necessidade de um acordo nos próximos dias para evitar um retorno ao ponto de partida.
Publicado 25/09/2007 16:18
O diplomata chegou nesta terça a Pequim, capital da China, para participar a partir de sexta-feira (28) da segunda sessão da sexta reunião de negociações multilaterais sobre o tema nuclear na península coreana.
Delas participam, desde 2003, representantes da China, que preside os encontros, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coréia do Sul e República Popular Democrática da Coréia (RPDC).
“Será uma reunião muito importante, já que serão discutidos os objetivos e as opbrigações de cada uma das partes na segunda fase dos acordos”, disse o alto funcionário.
Se um acordo for alcançado, a desnuclearização continuará, mas se não houver acordo, existe a possibilidade de que retornemos ao ponto de partida”, observou Kim.
Pyongyang desativou seu reator nuclear de Yongbyon em julho passado, em cumprimento ao acordo que foi obtido na primeira fase de negociações.
Está previsto que na etapa seguinte a RPDC desabilite a instalação e faça uma declaração do rol de todos os seus programas nucleares, em troca de garantias para sua segurança e o fornecimento de 950 mil toneladas de petróleo pesado, entre outras condições.
O vice-chanceler Kim Kye-gwan é o primeiro a chegar à capital chinesa, onde reiterou que são totalmente falsas as notícias de que existem laços nucleares entre seu país e a Síria.
O representante americano nas negociações, Christopher Hill, anunciou em Washington que na quarta-feira terá um encontro com o representante norte-coreano, antes do início das conversações multilaterais em seis partes previsto para sexta-feira.