Deputados escolhem Fukuda para o cargo de premiê do Japão
O líder do Partido Liberal Democrata (PLD), Yasuo Fukuda, foi escolhido nesta terça-feira (25) primeiro-ministro pelos deputados da câmara baixa do parlamento japonês, informou a agência Kyodo.
Publicado 25/09/2007 16:30
A câmara alta, conhecida como a dos Conselheiros, elegeu por sua vez o líder da oposição, Ichiro Ozawa, presidente do Partido Democrata, para o cargo de chefe de governo.
Mas segundo a constituição japonesa, as decisões dos Deputados são precedentes em relação às dos Conselheiros, assim essa votação dá um “desconto” à nomeação de Fukuda.
Com antecedência e como é tradicional, o gabinete inteiro, encabeçado pelo primeiro ministro demissionário Shinzo Abe, apresentou sua renúncia, para deixar livre o caminho ao novo líder para formar um governo de sua escolha.
Yasuo Fukuda, de 71 anos, deputado por quatro períodos, ex-secretario chefe de gabinete, e filho do ex-primeiro ministro Takeo Fukuda, revelará a nova composição do conselho de ministros durante a madrugada de quarta-feira (horário de Brasília), após ser confirmado no cargo.
Fontes citadas pela Kyodo revelam que está quase assegurado que o atual chanceler Nobutaka Machimura deverá ocupar o posto chave de secretário chefe do gabinete, o segundo em importância no governo.
Os observadores em Tóquio estimam que a seleção do veterano político para o principal posto de comando no arquipélago esteja destinada a dar estabilidade ao ambiente de escândalos e sobressaltos que caracterizaram o mandato de um ano de Shinzo Abe.
Da mesma forma, acreditam que sua administração estará mais caracterizada pela continuidade das posições tradicionais dessa nação asiática e por uma aproximação maior com os países vizinhos.