Países Não-Alinhados se reunirão nas Nações Unidas
Os Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal, na sigla em inglês) aproveitará esta semana sua participação na Assembléia Geral da ONU para manter uma reunião entre ministros do Escritório de Coordenação do Movimento.
Publicado 25/09/2007 13:35
De acordo com a agência Prensa Latina, que cobre a reunião na Assembléia, o evento ocorrerá na próxima sexta-feira em um dos salões da Comissão Econômica e Social da ONU, na sua sede em Nova York.
De acordo com a agenda do Mnoal, o secretário-geral Ban Ki-moon discursará, no plenário, sobre o Escritório de Coordenação do Movimento de Países Não Alinhados, que integram 118 nações do Terceiro Mundo.
Também se anunciou uma intervenção do ex-chanceler da Macedônia, Srgjan Kerim, presidente do 62.° período de sessões da Assembléia Geral da ONU.
O evento, que será chefiado pelo chanceler Felipe Pérez Roque, representante de Cuba como país que preside o Mnoal, terá também um debate interativo.
O intercâmbio tem como tema “Medidas concretas para reforçar a capacidade de ação do Movimento de Países Não Alinhados”.
Também será publicado um relatório sobre as atividades realizadas pelo Mnoal no último ano — a 15.ª Cúpula foi realizada em Havana em setembro de 2006 — e sobre o eventeo ministerial do Comitê Sobre a Palestina, entre outros.
O Movimento de Países Não Alinhados desempenha um papel ativo dentro das Nações Unidas, com pronunciamentos e declarações sobre os temas mais importantes do cotidiano mundial.