Sem Terra avançam na Marcha até Fazenda Coqueiros
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que rumam com destino à Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul, chegaram ontem a Caçapava do Sul. O primeiro grupo chegou à cidade pela manhã, enquanto os demais desembarcaram dos ônibus
Publicado 25/09/2007 14:40 | Editado 04/03/2020 17:12
O grupo pretende permanecer na cidade até amanhã, seguindo depois para São Sepé e Santa Maria. Planeja fazer palestras em escolas das redes municipal e estadual, mas o prefeito José Erli Vargas, em reunião com a Secretaria Municipal de Educação, já decidiu que não permitirá manifestações dos sem-terra nas escolas da cidade.
O grupo de 500 manifestantes havia deixado ontem pela manhã o Assentamento Abrindo Fronteira, no município de Hulha Negra, a 30 quilômetros de Bagé. Os seis ônibus fizeram duas viagens, o que levou o segundo grupo a chegar à tarde. Irma Ostroski, da coordenação estadual do MST, reforçou que deverão ser feitas visitas não só a escolas, mas também a igrejas para informar a comunidade sobre os objetivos da marcha a Coqueiros do Sul: desapropriações das fazendas Southall, em São Gabriel, e Coqueiros, em Coqueiros do Sul, mais o assentamento de 2,5 mil famílias. O deslocamento foi acompanhado pela BM e monitorado à distância por ruralistas da região de Bagé.
Em Ijuí, ato público no fim da tarde de ontem, na praça da República, também marcou a passagem do MST. O grupo de 550 pessoas está desde o fim de semana no ginásio de esportes do bairro São José, cedido pela prefeitura. A concentração teve a presença do ex-governador Olívio Dutra.
C povo net