Seminário discute características geoambientais do Ceará
A Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira (01/10), no auditório Murilo Aguiar, das 14h às 18h, o primeiro módulo do Seminário sobre a Prevenção e o Combate à Desertificação no Estado do Ceará. A iniciativa foi do deputado Lula Morais (PCdoB).
Publicado 02/10/2007 13:35 | Editado 04/03/2020 16:37
A abertura do seminário aconteceu na sexta-feira, 28/09, com a presença da Comissão Especial Mista de Mudanças climáticas do Congresso Nacional, do senador Inácio Arruda, do Governador Cid Gomes, além de outras autoridades.
Durante o encontro de ontem que teve como tema “Compartimentação Geoambiental do Ceará”, o deputado Lula Morais destacou que a idéia de discutir os efeitos da desertificação dentro da Assembléia “surgiu a partir de um projeto de lei que tramita no Senado e propõe uma política de combate à desertificação no País. E como o nosso Estado sofre com isso, nós resolvemos trazer a discussão para a Casa”. O palestrante do dia foi professor titular da Uece, Marcos José Nogueira de Souza.
Segundo o professor, a situação enfrentada pelo semi-árido nordestino atualmente não é um problema novo. “O semi-árido tem como uma de suas principais características a irregularidade nos índices pluviométricos. O clima dessa região é muito imprevisível. Porém, esse quadro atual resulta de heranças Geoambiental”, ressaltou.
O Seminário sobre a Prevenção e o Combate à Desertificação no Estado do Ceará prossegue nos dias 08, 15, 22 e 29 de outubro, das 14h às 18h.
PROGRAMAÇÃO
08/10 – Palestra 01: “Panorama da degradação e desertificação do Ceará”. Palestrante: Francisco Roberto Bezerra Leite (Funceme). Palestra 02: “Recuperação das águas degradadas no Ceará.” Palestrantes: João Bosco de Oliveira, consultor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Josualdo Justino Alves (Ematerce).
15/10 – Palestra 01: “Plano de ação estadual de combate à desertificação – estágio atual”. Palestrante: Liduína Carvalho Costa (SRH). Palestra 02: “Projeto de lei: preservação e combate à desertificação do Estado do Ceará”. Palestrante: deputado Lula Morais.
22/10 – Palestra 01: “Experiências, monitoramento no combate à desertificação no Ceará”. Palestrantes: José Gerardo Bezerra e Marta Celina, ambos da UFC. Palestra 02: “Experiências do Prodema”. Palestrante: Wládia P. V. de Oliveira (UFC).
29/10 – Palestra: “Atuação da sociedade civil”. Mesa redonda: Articulação para o Semi-árido (ASA), Fetraece, MST, Esplar, Instituto Sertão, Instituto Carnaúba, C.E. Aroeira, Associação Caatinga e Aprece.
Fonte: www.lulamorais.com.br