Vereador Tavares, de São Bernardo do Campo/SP, filia-se ao PCdoB

O vereador José Walter Tavares, de São Bernardo do Campo/SP, filiou-se na noite desta quinta-feira (04/10) ao PCdoB, tornando-se o primeiro vereador comunista da cidade, conhecida por ser o berço político do presidente Lula.

O ato de filiação contou com a presença dos membros do Comitê Estadual, Nivaldo Santana, tadeu Ribeiro, Rodrigo de Carvalho e Vânius Oliveira, membros do PCdoB da região Pascoal Carneiro (de santo André, que também é membro do CC), vereador Laércio Soares (Diadema) e Jander Varela (São Caetano do Sul).


 


Tavares é natural de Magda, interior de São Paulo. Formou-se em Administração de Empresas e atua no comércio varejista. Exerce o cargo de vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do ABC, em Santo André.


 


De perfil conciliador, Tavares exerce o terceiro mandato de vereador, sendo o quarto parlamentar mais votado na eleição de 2004, com 7.610.


 


O PCdoB de São Bernardo do Campo consolidou a filiação de 83 novos militantes neste período. Segundo o presidente municipal do partido, André Marzola, os comunistas se consolidaram com uma alternativa política consistente na cidade. “O PCdoB abriu espaço para amplas filiações, sem perder a identidade política e ideológica. É um salto quantitativo e qualitatvo para intervir com mais força no quadro político local”, afirmou Marzola.


 


O PCdoB também se incorporou a uma frente política composta pelo PPS, PSC e PSDC, para o processo sucessório de 2008. Entre os possíveis pré-candidatos da frente, está o ex-secretário municipal de Obras, Otávio Manenti (PPS).


 


Com as novas filiações, o PCdoB deve optar por chapa própria para a Câmara Municipal, com chances reais de atingir o quociente eleitoral e eleger uma bancada representativa na cidade.


 


Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho/SP