Fifa põe mais dois árbitros em campo no mundial interclubes

A Fifa decidiu nesta terça-feira (9) que irá experimentar colocar dois assistentes a mais em campo — um cada grande área dos times. O primeiro torneio a ver a novidade será o Mundial de Clubes do Japão, em dezembro, a quarta edição da competição organizad

A decisão, que foi fortemente defendida pela Uefa dirigida por Michel Platini, foi confirmada nesta terça-feira no novo Comitê de Estratégia da Fifa. O chefe do Comitê é justamente o ex-jogador francês.



Um porta-voz da Fifa afirmou que a função específica dos dois árbitros adicionais ainda será definida até a competição. A entidade também decidiu que usará os sensores na linha do gol para tirar as dúvidas em lances polêmicos.



Este novo artifício tecnológico foi aprovado em março pela International Football Association Board (Ifab), que rege as regras do futebol. O órgão deu autorização provisória para o uso e diz que o uso dos sensores deve ser 100% aprovado para estar em todas as partidas.



Até agora Milan (Europa), Boca Juniors (América do Sul), Pachuca (América do Norte e Central) e Waitakere United (Oceania) estão classificados para o torneio.



O torneio teve três vencedores brasileiros até o momento. Corinthians (2001), São Paulo (2005) e Internacional (2006) são os únicos clubes reconhecidos pela entidade que dirige o futebol como campeões mundiais.