Sem categoria

Entidades iniciam 1ª Conferência Popular sobre Agroenergia

Começou neste domingo (28) e prossegue até 31 de outubro, em Curitiba, a 1ª Conferência Nacional Popular sobre Agroenergia – em Defesa da Soberania Alimentar e Energética. O evento é uma iniciativa de movimentos camponeses, ambientalistas e

A convocação do evento é assinada por vários movimentos sociais, entre eles a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e a Fetraf (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar).



Conforme o coordenador da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CUT, Temístocles Marcelos Neto, a Conferência propõe-se também a analisar o contexto internacional e nacional e as forças que impulsionam a expansão do modelo agroexportador de energia e recursos naturais, que impacta os povos em seus territórios e o ambiente do qual dependem para viver.


 


Os organizadores aguardam a presença de 700 participantes de todo o Brasil e da América Latina, entre dirigentes e representantes destes movimentos, formadores de opinião, formuladores de políticas públicas e atores que estão protagonizando alternativas energéticas descentralizadas e compatíveis com a construção de um modelo político de soberania popular sobre os territórios. Entre os objetivos do evento estão a popularização de informações sobre o tema da agroenergia, diferenciando e disseminando na sociedade propostas alternativas que possam ser introduzidas nas bases das organizações sociais.



O evento, que tem o apoio da Universidade Federal do Paraná e do Governo do Estado do Paraná, conta com a participação dos Movimentos da Via Campesina (MST, MAB, MPA, MMC, CPT, PJR, FEAB, CIMI),Rede de Integração dos Povos (REBRIP), Terra de Direitos, Núcleo Amigos da Terra/Brasil, FASE, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP), Rede Evangélica Paranaense de Assistentes Sociais (REPAS), Cooperbio, Rede Ecossocialista, Feraesp, SindPetro, Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DhESCA Brasil).



Entre outras presenças de destaque, está confirmada a participação do renomado físico e professor Bautista Vidal, responsável pela implantação do Pró-álcool em nosso país. O teólogo Leonardo Boff fez a abertura oficial do evento.


 


Fonte: Adital