Sem categoria

Suprema Corte do Paraguai autoriza candidatura de Oviedo

A Suprema Corte do Paraguai absolveu na noite desta terça-feira (30) o ex-general Lino Oviedo das acusações de tentativa de golpe de Estado, decisão que o autoriza a ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2008.

O tribunal anulou a condenação a dez anos de prisão aplicada a Oviedo por uma corte marcial, que foi declarada inconstitucional, segundo os advogados do militar. Seis ministros da Suprema Corte se pronunciaram a favor da absolvição do ex-comandante e três votaram contra.



No último dia 5 de setembro, Oviedo ganhara o direito a viver em regime de liberdade condicional, após ter cumprido mais de metade da pena que foi condenado. Faltava, no entanto, recuperar seus direitos políticos.



Assim que a anulação de sua pena foi confirmada, Oviedo dirigiu-se à Justiça Eleitoral para se registrar como cidadão apto a participar do pleito de abril do próximo ano como eleitor e candidato. A informação foi divulgada por seu advogado de defesa, José López.



Numa rápida entrevista após a decisão, o ex-general limitou-se a dizer que “a justiça chega, às vezes um pouco tarde, mas acaba chegando”.



Da redação, com agências