Comunistas baianos homenageiam Revolução Russa e Che Guevara
Duas homenagens marcaram a Conferência Estadual do PCdoB, que aconteceu neste fim de semana, em Salvador. O secretário estadual de Formação do partido, Milton Barbosa, e o deputado estadual Javier Alfaya, em nome da direção estadual homenagearam, respecti
Publicado 12/11/2007 20:56 | Editado 04/03/2020 16:21
“A revolução comunista na Rússia é o mais destacado acontecimento na evolução social e política da humanidade.” Com esta declaração Barbosa, abriu a homenagem da conferência à revolução ocorrida em 7 de novembro de 1917, na Rússia, marco para os comunistas de todo o mundo. A intervenção teve como base um documento nacional do PCdoB, que reforça a convicção de que “o modo de vida burguês pode resultar na destruição da humanidade, uma vez que o progresso do capitalismo acontece à custa da degradação do trabalho e da destruição da natureza, as duas fontes de todo a natureza humana.”
O secretário falou da importância que o acontecimento teve para o socialismo e para o mundo. “O socialismo deu um impulso sem precedentes à luta e organização de trabalhadores no mundo capitalista, obtendo conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais que trouxeram progressos para sociedades retrogradas. As revoluções antiimperialistas, democráticas, populares e socialistas sacudiram o mundo e o sistema capitalista está ameaçado.”
Mas ele não se limitou aos elogios, e fez questão apontar os erros de condução do processo na União Soviética. Tais erros, segundo ele, foram as causas principais do descrédito do socialismo em todo o mundo, o que propiciou o surgimento de um período conservador, que perdura até os dias atuais. Barbosa encerrou sua intervenção falando da importância da postura audaciosa adotada pelo partido atualmente. Para ele, só o socialismo é capaz de criar um novo modo vida, no qual os meios de produção e as riquezas estejam ao alcance de todos. “Só o socialismo fará o Brasil trilhar o caminho do progresso e da liberdade para todos os brasileiros”, concluiu.
Homenagem a Che
A homenagem a Che, feita pelo deputado estadual do PCdoB Javier Alfaya, foi um dos momentos mais celebrados da conferência. O parlamentar, que também é vice-presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), fez uma intervenção que lembrou pontos importantes da vida do revolucionário argentino. Dentro do balanço da trajetória, receberam destaque as suas viagens pela América do Sul, a luta armada no Congo e a marcante participação de Che na revolução cubana.
Javier também lembrou que Che ainda está vivo e pode ser visto em todo mundo, como um símbolo da luta revolucionária. Para o parlamentar, além dos feitos alcançados em vida, Che adquiriu um outro e importante papel após a sua morte. “A figura singular e sua vida exemplar foram incorporados definitivamente ao grande patrimônio de amor à liberdade, sua obra e sua imagem vivem nas camisetas e no coração de legiões por todo o planeta”, afirmou.
De Salvador,
Eliane Costa e Rodrigo Rangel Jr.