Conferência Estadual  fortalece o PCdoB na Bahia

O Partido Comunista do Brasil sai ainda mais fortalecido da Conferência  Estadual na Bahia, encerrada ontem (11/11), em Salvador. O grande número de participantes no encontro, o maior já realizado no estado, reflete o crescimento da legenda nos

O evento reuniu mais de 800 representantes de 364 municípios baianos, entre delegados e delegadas, no Centro de Convenções Fiesta, para debater os planos políticos da legenda para os próximos dois anos, com destaque  para as eleições 2008 e eleger a nova direção estadual


 


O número de participantes impressionou até os mais antigos militantes comunistas como Péricles de Souza, presidente estadual do partido.Desde o primeiro dia da conferência, o dirigente não escondeu a alegria ao ver o saguão lotado de pessoas vindas de todas as regiões da Bahia. “A participação foi acima do esperado. O auditório ficou lotado e as pessoas participaram dos debates desde o primeiro dia”. O dirigente também destacou a marcante presença das mulheres, que além de comparecerem em grande número, foram maioria nos pronunciamentos durante o debate que ocorreu ao longo do evento.


 


Apesar da agenda apertada, o governador Jacques Wagner (PT) fez questão de marcar presença no evento com uma breve visita no sábado e uma intervenção muito aplaudida no domingo. Em sua fala, o governador reafirmou sua ligação com o PCdoB, partido no qual realizou a sua primeira filiação política. Wagner aproveitou pra ressaltar a importância do PCdoB no seu governo. “O PCdoB tem um papel fundamental ao ajudar a construir o novo projeto político do estado da Bahia”, afirmou.


 


O governador Wagner elogiou os novos projetos eleitorais adotados pelo PCdoB, que ele tem plenas condições de vencer pleitos em diversas cidades. Para Wagner, esse mesmo caminho foi trilhado com êxito pelo seu partido, o PT. “O lançamento de candidaturas em eleições majoritárias, além de construir um projeto político, também ajuda a credenciar pessoas”, concluiu.


 


Audácia nas decisões


 


Depois de um longo debate que avançou pela manhã do segundo dia, os delegados e delegadas aprovaram por unanimidade o documento “Audácia nas eleições de 2008”, que faz uma análise da gestão da atual e sugere diretrizes para a ação partidária. O texto aprovado tem como principais pontos a determinação de apresentar candidatos próprios à prefeitura de pelo menos 60 municípios da Bahia, incluindo Salvador, e buscar a reeleição dos atuais prefeitos das 11 cidades comandadas pelo partido, entre os quais está o município de São Sebastião do Passé. Reforça a decisão de apresentação de candidaturas a vereadores de jovens, mulheres, negros, trabalhadores e outros militantes dos movimentos sociais e da garantia de pelo menos 30% de candidaturas de mulheres nas chapas proporcionais. Se comprometendo com o fortalecimento destes movimentos através da formação e do apoio a suas ações. Ainda nas resoluções referentes às eleições está a de garantir pelo menos 30% de candidaturas de mulheres nas chapas proporcionais


 


A resolução política  aprovada,  reafirma a aliança com o governo de Jacques Wagner. O documento apresenta ainda um pequeno retrospecto dos primeiros sete meses do Governo, destacando os avanços nas relações com o Legislativo, o Judiciário, os municípios e o movimento popular; o  resgate dos  processos democráticos na elaboração do planejamento para os próximos quatro anos, que foi deflagrado a partir do PPA Participativo; o compromisso com a democracia e a transparência na administração com as informações sobre a execução orçamentária sendo disponibilizadas para qualquer cidadão através da internet, dentre outros pontos importantes.


 


Eleição da nova direção estadual


 


Os delegados e delegadas na Conferência elegeram ainda os 63 integrantes do Comitê Estadual do partido. A votação eletrônica foi escolhida por 571, dos 596 votantes. Apenas  25 eleitores optaram pela cédula de papel, apesar do método está disponível para todos. Realizada pela primeira vez, em âmbito estadual, a forma eletrônica reduziu o tempo de apuração e irá proporcionar uma série de dados impossíveis de serem colhidos com a votação manual, entre eles, uma média do tempo utilizado pelos eleitores para a votação.


 


A chapa proposta pela direção cessante foi aprovada com ampla maioria. Nenhum dos integrantes obteve menos de 70% dos votos. Ao final da Conferência, ficou marcada uma reunião para o dia 1º de dezembro, quando serão eleitos o novo presidente e a Comissão Executiva. Até este dia, o antigo secretariado dirigirá o PCdoB na Bahia.


 


De Salvador,


Eliane Costa
Contribuiu Rodrigo Rangel