Frente Ampla protesta contra pedágio no dia 20

Delegações de mais de 300 municípios participarão no próximo dia 20 de novembro, em Curitiba, do ato estadual pela redução do preço nas rodovias pedagiadas do Paraná. A marcha foi convocada pela Frente Ampla pelos Avanços Sociais, que reúne representantes

Durante o ato será lançado um plebiscito popular, a ser aprovado pela Assembléia Legislativa e realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).


 


Segundo o coordenador da Frente, Doático Santos, “tudo tem limite e a insatisfação dos paranaenses com os preços abusivos do pedágio não dá mais para segurar. Será um ato cívico que vai contagiar o nosso povo e demonstrar que desta vez iremos barrar a ganância das concessionárias que lesam a nossa economia, dia após dia”.


 


Doático Santos afirma que a reunião do dia 20 vai intensificar a campanha “Baixar o Pedágio Já” em todo o Estado. Durante o encontro os participantes serão convocados para uma grande manifestação no próximo dia 5 de dezembro, Dia Nacional de Luta Contra o Pedágio, data em que a Justiça vem dando os reajustes para as concessionárias.


 


A campanha para reduzir o pedágio conta com o apoio de senadores, deputados estaduais e federais, de partidos políticos (PMDB, PT, PCdoB, PR, PTB, PV, PSB e PDT) e de entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a UGT (União Geral dos Trabalhadores), a UPE (União Paranaense dos Estudantes), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a APP-Sindicato e o Senge (Sindicato dos Engenheiros do Paraná).


 


Também apóiam a campanha a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a UNE (União Nacional dos Estudantes), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Fetropar (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários), a UPES (União Paranaense de Estudantes Secundaristas), o Fórum Popular contra o Pedágio e o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Força Sindical, CGT (Central Geral dos Trabalhadores), NSCT (Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Paraná) e SDS, entre outras entidades.


 


O manifesto da Frente Ampla pelos Avanços Sociais pela redução do preço do pedágio foi lido nas sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PR-PR). “A frente é superpartidária e tem a minha adesão por inteiro”, afirmou Álvaro Dias.


 


Também o senador Osmar Dias (PDT-PR) e o deputado Augustinho Zucchi deram o apoio do seu partido à frente para encontrar uma alternativa, do ponto de vista prático, para que os preços dos pedágios sejam reduzidos imediatamente no Paraná.


 


Até agora, foram realizados quatro encontros preparatórios para a mobilização na capital do estado: duas audiências públicas no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná e encontros nas cidades de Londrina e Paranaguá.