Sem categoria

Em coletiva, Renato fala sobre projeto político do PCdoB

O presidente do Partido Comunista do Brasil, Renato Rabelo, está em Sergipe para acompanhar a 12ª Conferência Municipal do PCdoB de Aracaju. No início da tarde de quarta-feira (14) ele concedeu entrevista coletiva à imprensa aracajuana ao lado do

Durante a coletiva, Renato Rabelo falou aos jornalistas um pouco sobre o projeto político para 2008 e o esforço do partido em torno das eleições majoritárias em todos os Estados. ''Temos 17 pré-candidatos em capitais de Estado e mais 400 em cidades de médio e grande portes. Isso é uma demonstração do engrandecimento do partido nas capitais'', afirmou Rabelo, que usou como exemplo desse crescimento a Conferência de amanhã em Aracaju. ''Teremos mais de 700 delegados no evento. O que mostra uma amplitude muito grande do PCdoB aqui. Além disso a participação de outros partidos reflete o interesse e apoio pelo PCdoB''.


 


O presidente do partido lembrou que o PCdoB tem convivência democrática muito ampla com outros partidos, reunindo lideranças de diferentes frentes, inclusive da oposição, em seus eventos e defendeu a formação de alianças nas tarefas administrativas. ''Só se governa com alianças, amplo apoio político e transparência'', afirmou ele. Rabelo disse também que Sergipe é um ótimo exemplo de aliança e boa relação entre o PT e o PCdoB.


 


Perguntado sobre o processo de candidatura à reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira, Renato Rabelo lembrou da importância dessa aliança com o Partido dos Trabalhadores. ''O PT tem uma liderança muito forte no Estado, que é o governador Marcelo Déda, e levamos muito em conta essa aliança'', afirmou. ''Edvaldo tem um legado importante de Déda, conviveu com ele em dois mandatos. Quando chegou à prefeitura não começou do zero, e com seu estilo próprio tem feito uma administração muito destacada, e que tem sido elogiada no Congresso Nacional'', ressaltou.


 


Primeiro prefeito de uma capital do Partido Comunista do Brasil, Edvaldo Nogueira agradeceu o apoio do presidente do PCdoB e do governador Marcelo Déda. ''Fico muito feliz que o Déda tenha reiterado constantemente o apoio à minha candidatura e também com o apoio do partido e do presidente Renato Rebelo. O partido vive a política e tem o direito escolher seu candidato, mas eu, além de ser do partido, sou prefeito e continuo com minha administração. Prefiro definir minha candidatura só no ano que vem'', afirmou Edvaldo.


 


Sobre a sucessão do presidente Lula, Rabelo disse que é preciso dar continuidade a esse ciclo aberto pelo presidente, e que reflete uma tendência observada em toda América Latina, onde percebe-se a eleição de governos mais independentes. Rabelo afirmou, no entanto, que o PCdoB não concorda com um terceiro mandato de Lula. ''Não seria justo com esse novo momento que vivemos. É preciso construir o sucessor de Lula e para isso fazemos esforços para formar um bloco de esquerda'', justificou o presidente do partido comunista.


 


Ao defender a formação deste bloco, Renato Rabelo explicou que os objetivos e os ideais do partido continuam os mesmos, mas que é preciso adequar-se aos novos modelos de política. ''Vivemos um tempo novo. Quem não perceber isso não percebe nada. A esquerda tem que se unir a outras forças'', sustentou. Segundo Rabelo, somente nos último dois meses, mais de 20 mil pessoas se filiaram ao PCdoB em todo o país, o que demonstra o ritmo grande de crescimento do partido. ''Mas continuamos lutando para ser um partido homogêneo em todo o país, formando lideranças e mantendo um núcleo estável e consolidado para sustentar esse crescimento'', completou.


 


Nesta quinta-feira (15), Renato Rebelo participa com outras lideranças locais do partido da 12ª Conferência Municipal do PCdoB de Aracaju, a partir das 9 horas da manhã. O encontro, que acontece a cada dois anos, tem uma excelente expectativa de público para este ano. Estima-se que 2 mil pessoas participem do evento que acontece no Iate Clube de Sergipe. As principais meta do encontro são convocar a militância do partido a debater e atualizar a sua análise conjuntural; elaborar os objetivos políticos do partido para os próximos dois anos; e eleger os membros que irão compor o novo Comitê Municipal do PCdoB.