A nova versão da Classe Operária/Bahia já está na internet
A nova fase da Classe Operária, um dos mais antigos e importantes jornais dos movimentos dos trabalhadores no Brasil, já pode ser vista através da sua versão online. Dentro da sua nova proposta, o jornal, fundado em 1925, é disponibilizado gratuitamente n
Publicado 27/11/2007 18:47 | Editado 04/03/2020 16:21
Essa é a primeira das quatro edições que irão compor o período de testes que o estado da Bahia está participando. Além da Classe Operária com conteúdo nacional e estadual disponível online, também está sendo produzida uma edição voltada para a região Sul da Bahia que é impressa em gráfica e pode também ser acessada online. Pretende-se que na próxima semana, a edição dirigida aos trabalhadores da Ford de Camaçari tenha sua a estréia na internet e em versão impressa. A intenção é criar uma Classe “dos com internet para os sem internet”, afirma Bernardo Joffly, editor do portal Vermelho.org e coordenador do projeto. A proposta é que as pessoas que tenham acesso ao jornal imprimam o maior número possível de exemplares e distribuam entre os interessados. Outra é opção é a venda do exemplar para cobrir os custos da impressão, nesse caso o preço sugerido é R$ 1,00.
Na primeira edição de novembro, o jornal tem como tema de capa as marchas pelo dia da Consciência Negra e seu significado na luta pelo fim do preconceito racial. Além disso, aborda a urgência das seis reformas propostas pelo PCdoB; o projeto “botox” do PSDB e o relato de um camponês torturado durante a Guerrilha do Araguaia com a temida “coroa de Cristo”. Traz também um balanço do crescimento do PCdoB, a polêmica da CPMF com o pito de Jatene em Skaf , as reformas na Venezuela e a grita da direita. A cada semana, um novo jornal estará disponível, sempre às quintas-feiras, até 12 de dezembro.
De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.