Turismo vai avaliar 65 cidades para a Copa
O Ministério do Turismo encomendou à Fundação Getúlio Vargas um estudo de 65 cidades brasileiras já visando a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Além das 18 candidatas à sede do Mundial, municípios com potencial turístico próximos a esses locais também serã
Publicado 30/11/2007 14:53
“Nós pedimos esse estudo e assim que ele ficar pronto vamos começar os investimentos de infra-estrutura para internacionalizar essas cidades. O que tiver de ser feito nesses locais será feito e a idéia é que até 2010 esteja tudo bem encaminhado”, declarou Marta Suplicy, ministra do turismo, durante o 8.º Enaenco (Encontro Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).
A primeira parte do estudo pedido à FGV será entregue ao Ministério, segundo Marta, em fevereiro de 2008. Nele estará o planejamento de desenvolvimento das 18 candidatas à sede, que receberam a prioridade porque no final do ano que vem a Fifa deve definir as dez ou 12 cidades que receberão jogos do Mundial de 2014.
“Algumas cidades nós já sabemos que serão confirmadas como sede, mas mesmo assim elas precisam de melhorias na infra-estrutura. Pretendemos começar em breve um trabalho de captação de pessoas que falam vários idiomas, treinamentos para taxistas, hotelaria…”, acrescentou Marta Suplicy.
O principal objetivo do Ministério do Turismo com a Copa de 2014 é melhorar a imagem do Brasil no exterior. Segundo a ministra, o país ainda é pouco conhecido por falta de agentes de viagem com conhecimento nos outros continentes. Para Marta, o Mundial é a chance de o turista explorar outras cidades brasileiras.
“O torcedor virá ao Brasil para assistir um jogo ou dois e depois vai querer conhecer o país. Por isso precisamos ter uma boa estrutura rodoviária e transporte aéreo regional. Hoje, por exemplo, a pessoa que está em Belém e quer ir a Manaus tem de passar por Brasília”, criticou a ministra do turismo.
Um fato comemorado por Marta Suplicy e que, segundo ela, trará muitos benefícios ao turismo brasileiro é a exposição positiva que o Brasil terá com a realização da Copa do Mundo, principalmente com propagandas.
“O futebol trará uma exposição muito positiva ao Brasil. Para o turismo é muito difícil quando algo de ruim acontece no país, porque são três ou quatro meses para recuperar”, finalizou Marta.