Sem categoria

PE: com 8 mil mobilizados, conferência mostra ascensão do PCdoB

Depois de quase quatro meses da deflagração oficial, o PCdoB de Pernambuco realizou, no último final de semana (24 e 25), a sua 15ª Conferência Estadual. O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UF

Durante os dois dias foram abordados diversos temas de relevância para o Partido. No sábado, a conferência foi aberta por Alanir Cardoso, presidente estadual do PCdoB, representando o Comitê Estadual cessante. Ele iniciou a leitura dos regimentos interno e eleitoral aprovados por unanimidade pelos delegados presentes. Logo em seguida, Alanir apresentou ainda as propostas de composição da mesa diretora dos trabalhos, da Comissão Eleitoral e da Comissão de Resolução, também aprovadas por unanimidade.


 


Pela direção nacional do PCdoB, Ronald Freitas, secretário de Relações Institucionais, acompanhou a Conferência e realizou a primeira intervenção especial. Em uma abordagem global da situação política atual – internacional e nacional – Freitas destacou o atual momento de retomada da luta popular na América Latina, a importância das eleições de Lula para o Brasil e a perspectiva do PCdoB para a conquista do socialismo, aclamando a atualidade da luta revolucionária e a necessária ousadia partidária em sua participação no processo eleitoral.


 


Em seguida, Luciano Siqueira apresentou a proposta de resolução política elaborada a partir do documento “Um Passo Adiante”. A resolução, que norteou os debates a partir das assembléias de base, apresenta uma tomada de decisões que estabelecem as linhas de ação – tática, organizativa e partidária – fundamentada no balanço da atividade partidária durante o último biênio, identificando oportunidades, desafios políticos e propostas que objetivam fortalecer o PCdoB no estado.


 


A palavra foi, ainda, aberta ao plenário. No total, 64 militantes se inscreveram para contribuir com o debate, realizando intervenções que demonstraram estar em consonância com o conteúdo político. Para finalizar, Marcelino Granja – representando a Comissão Eleitoral – apresentou a proposta de nominata para o novo Comitê Estadual.


 


Votação 
Para o domingo estavam guardadas muitas emoções. Os trabalhos do dia foram iniciados com a projeção do vídeo-documentário “85 Anos”, que aborda a trajetória do partido através de imagens históricas e depoimentos de dirigentes do PCdoB.


 


Na seqüência, após a consulta aos participantes do plenário, foi apresentada a proposta final de nominata, que sugeriu um Comitê Estadual de 63 membros. Com a sugestão aprovada, a comissão eleitoral distribuiu cédulas contendo os nomes que, ao final da conferência, foram apurados e todos aprovados pelos delegados.


 


À tarde, o secretário estadual de organização do comitê cessante, Maksandro Souza, apresentou o balanço das atividades do Comitê Estadual, destacando o crescimento partidário no estado e a criação dos distritais nos municípios do Recife, Olinda e Jaboatão. Na ocasião, Maksandro falou ainda das expressivas votações obtidas por Renildo Calheiros para Deputado Federal e Luciano Moura para Deputado Estadual, além da participação de Luciano Siqueira – considerada vitoriosa – na disputa da vaga ao Senado contra o candidato da direita.


 


O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, apresentou o relatório final da Comissão de Resolução Política, aprovado por unanimidade pelos delegados.


 


A Conferência contou ainda com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior (membro do Comitê Central do PCdoB). De passagem pelo Recife por conta da abertura dos Jogos Indígenas, o Ministro prestigiou a atividade e saudou a realização do evento. “O PCdoB de Pernambuco é uma das grandes referências de atuação partidária para os outros comitês estaduais”, disse.


 


Homenagens
A conferência prestou homenagem aos camaradas Marcelo Medeiros e Sandra Rodrigues, falecidos recentemente. Alanir Cardoso, descreveu a trajetória política de Marcelo, com mais de 20 anos de dedicação à construção do partido e de Sandra mulher combativa sempre presente na luta pela emancipação dos trabalhadores e das mulheres. A Conferência foi encerrada com a execução dos hinos Nacional e da Internacional Comunista.


 


Reunião
Após o encerramento aconteceu a primeira reunião do novo Comitê Estadual que decidiu pela interinidade da Comissão Política e do secretariado estaduais no comando da vida partidária até a realização da segunda reunião do pleno quando será eleita a nova Comissão Política Estadual.


 


Novos membros do Comitê Estadual são: Alanir Cardoso, Alexandre Falbo, Amanda Gondim, Anne Cabral, Antonieta Trindade, Augusto Pimentel, Augusto Semente, Bartolomeu Quidute, Carlindo Batista, Carlos Viegas Junior, Eduardo Guerra, Elda Lins, Evandro Queiroz de Lima, George Braga, Geraldo Vilar, Guido Bianchi, Henrique Fenelon, Hilda Gomes, Iron Mendes, Isadora Garcia, João Lemos, José Bertotti, José Inácio, José Inocêncio, Josiel Galvão, Juraci Almeida, Luciana Santos, Luciano Moura, Luciano Siqueira, Lucio Monteiro, Ana Magalhães, Mikaelly Hellen,
Luis Henrique (Galego), Luis Pereira, Luiz Soares, Mailde Moura de França, Maksandro Souza, Marcelino Granja, Marcelo Galdino, Márcia Ramos, Marcus Vinicius (Marquinhos), Mauricio Andrade, Moacir Paulino, Nelson Pereira, Patrícia Barbosa, Paulo Dantas, Pedro Leonardo (Pedrinho), Raimunda Neves, Renildo Calheiros, Robério Granja, Rossana Albuquerque, Saulo Cavalcante (China), Sidney Mamede, Silvana Paula, Socorro Lacerda, Sueli Santiago, Sybelle Chagas, Tadeu Lira, Thiago Vasconcellos, Valéria Silva, Vicente André Gomes, Laudjane Domingos, Carlinhos (Bezerros).


 


Partido unido, ousado e influente
Acompanhe, a seguir, a íntegra da Resolução da 15ª Conferência Estadual do PCdoB/Pernambuco e o novo Comitê Estadual eleito.


 


“A 15ª. Conferência Estadual, realizada num clima de unidade e entusiasmo, considerou o evolver da situação no mundo, no Brasil e em Pernambuco; procedeu a um balanço criterioso da atividade partidária desenvolvida no último biênio; identificou o presente cenário de oportunidades e desafios e definiu as linhas de ação destinadas a fortalecer o PCdoB no estado como um partido unido, ousado e influente.


 


O documento Um passo adiante, apresentado pelo Comitê Estadual, recebeu
acolhida unitária no conjunto das Assembléias de Base e das Conferencias Distritais e Municipais. Prossegue como referência válida para a continuidade da vida partidária.
A sessão plenária final adota a seguinte Resolução:
1. O PCdoB continuará empenhado em fortalecer em Pernambuco as bases
políticas e sociais de apoio ao governo Lula, mantendo a postura a um só tempo propositiva e crítica em relação às políticas e ações governamentais, respaldando-a através do debate de idéias e da mobilização social.


 


2. O PCdoB integra a coalizão partidária que apóia o governo Eduardo Campos, com o qual guarda sintonia de propósitos no sentido do crescimento econômico sustentável com distribuição de renda, valorização do trabalho, preservação ambiental e melhor distribuição espacial das atividades econômicas; e na defesa do projeto de desenvolvimento nacional democrático, progressista e soberano.


 


3. O PCdoB considera necessária e urgente a conjugação de esforços com partidos aliados e organizações sindicais, juvenis, populares e democráticas e setores da intelectualidade e do empresariado desenvolvimentista em prol das reformas política, urbana, tributária, agrária e educacional de cunho anti-neoliberal; e em defesa da democratização dos meios de comunicação. A luta pelas reformas deve combinar o debate nas casas legislativas, nas instituições acadêmicas e nos fóruns partidários com a realização de atos públicos mobilizadores da população.


 


4. Nesse contexto, assumem importância crescente os preparativos para o pleito municipal de 2008 – que colocará em causa a disputa pelo poder local (Prefeituras e Câmaras Municipais) e a correlação de forças nas eleições nacionais de 2010 – visando à construção de candidaturas majoritárias viáveis e a eleição de bancadas de vereadores. O ponto de partida é a busca da unidade com partidos que se posicionam em apoio aos governos Lula e Eduardo Campos, porém sem estreiteza nem sectarismo e tendo na devida conta as peculiaridades de cada município.


 


5. Sem interromper alianças precedentes que se têm mostrado mutuamente satisfatórias e benéficas para o povo (como com o PT e o PTB), o PCdoB dará atenção às oportunidades de coligação com legendas com as quais constitui, em âmbito nacional, o Bloco de Esquerda formado a partir da Câmara dos Deputados (PSB,PMN, PDT, PRB, PHS).


 


6. Nesse intuito, importa debater a agenda atual dos municípios, a exemplo do ciclo de palestras Desafios Urbanos – o futuro das cidades, ora em curso no Recife, com o fim de melhorar a compreensão dos problemas atuais e de formatar a plataforma dos candidatos comunistas.


 


7. O PCdoB, principal protagonista da cena política de Olinda, procurará conduzir a luta eleitoral no município de modo a assegurar, em conjunto com partidos e setores sociais aliados, a vitória na sucessão da prefeita Luciana Santos.


 


8. O Partido também considera essencial a reeleição dos prefeitos João Lemos, de Camaragibe, Henrique Fenelon de Goiana e César Augusto, de Sanharó; e prepara-se para disputar o comando de mais dez municípios.


 


9. No Recife, o PCdoB – sem deixar de reconhecer a legitimidade do Partido dos Trabalhadores apresentar candidato próprio – reafirma a sua convicção de que será necessário avaliar a hipótese de mais de uma candidatura dentre as forças aliadas, de modo a se absorver diferentes potencialidades eleitorais e acolher, democraticamente, sem prejuízo da convergência estratégica de propósitos, diferenciações que eventualmente venham a se expressar. Considera justo, oportuno e politicamente viável a construção da pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira.


 


10. O Partido procurará  contribuir para ampliar a organização e elevar a mobilização política do movimento social, sindical, popular e cultural, através do fortalecimento da Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS, assim como também estabelecer laços com as camadas mais pobres que em Pernambuco votaram maciçamente em Lula, através de organizações culturais, desportivas, de lazer e suas associações religiosas. Em estreita relação com sindicalistas do PSB, de outros partidos e sem vinculação partidária, desenvolverá iniciativas que viabilizem de imediato a constituição, em âmbito estadual, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) como instrumento de luta aguerrido e autônomo, capaz de erguer as principais bandeiras setoriais e defender o projeto nacional de desenvolvimento, em aliança com a CUT e outras centrais sindicais. Envidara esforços no intuito de ampliar a influência na juventude, implementar as resoluções da Conferência Nacional da Mulher e reforçar seus laços combativos com todos os segmentos do movimento popular.


 


11. Concomitantemente com os preparativos para as próximas eleições, faz-se necessário aprimorar o desempenho atual dos comunistas em cargos executivos, eletivos ou derivados de indicação, em governos e em entidades de massas.


 


12. O novo Comitê Estadual, eleito nesta 15ª. Conferência, definirá objetivos, metas e cronogramas de trabalho no propósito de formatar, com nitidez e objetividade, o 8º. Plano de Estruturação Partidária. Levará em conta as transformações operadas na economia de Pernambuco como referência geopolítica da construção partidária, atualizando prioridades políticas, sociais e geográficas. Impulsionará a campanha de crescimento e valorização da militância comunista. Promoverá a capacitação de quadros dirigentes, em todas as suas dimensões, e os estimulará, qualquer que seja a frente em que atuem, a cuidarem concretamente da vida partidária e contribuírem na implementação da linha de estruturação partidária em todos os domínios. Incrementará o trabalho de comunicação e de propaganda. Dinamizará o Instituto Maurício Grabois. Melhorará o trabalho militante com o jornal A Classe Operária, a revista Princípios e o portal Vermelho. Ampliará laços sociais e políticos e valorizará o espírito de compromisso partidista com a Carteira Nacional de Militante e com o Sistema Nacional de Contribuição Militante, como modos de sustentar materialmente a atividade partidária.


 


A 15ª. Conferência Estadual conclama a aguerrida, consciente e entusiasta militância comunista a dar um passo adiante na construção de um forte e influente PCdoB em Pernambuco”. 


 


 


Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo e Guido Bianchi.