Osmar Júnior faz homenagem aos 35 anos da TV Radio Clube

O deputado federal Osmar Junior (PCdoB) fez discurso de homenagem ao aniversário de 35 anos da TV Rádio Clube na Câmara Federal. O parlamentar ressaltou o empenho pessoal do professor Walter Alencar ao idealizar e tornar real o sonho de fazer a primeira e

O trabalho dos profissionais que atuaram na construção da emissora e os que trabalham atualmente da empresa foram lembrados no discurso de Osmar Júnior. “Quero homenagear a célebre figura do Professor Walter Alencar, criador da emissora que, por ser pioneiro no setor televisivo do Piauí, ganhou o reconhecimento do povo pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento da comunicação. Uma luta, aliás, continuada por seus filhos, atualmente à frente do empreendimento. Cabe lembrar também o nome do técnico Raimundo Nonato Albuquerque que foi o encarregado da montagem da TV”, disse, em trecho do discurso.



A TV Rádio Clube foi inaugurada em dezembro de 1972. No início sua programação vinha da Rede de Emissoras Independentes, com programas feitos por várias TVs. Os filmes exibidos na grade da programação eram ofertados pelas embaixadas, os noticiários e pequenas produções locais, além dos programas de auditório tinham a participação de profissionais que hoje fazem parte da história da televisão piauiense. Os comerciais eram feitos ao vivo, ou através da projeção de slides com a voz simultânea dos locutores. 



Em novembro de 1974, a TV Rádio Clube tornou-se afiliada à Rede Globo de Televisão, exibindo via Embratel o Jornal Nacional e o Fantástico, consolidando uma parceria de sucesso até os dias atuais. Nesses 35 anos houve grandes investimentos, tanto em equipamentos quanto em treinamento de pessoal. A Direção-Geral contratou os melhores profissionais da região e há nove anos adquiriu o sinal via satélite, abrangendo 70% dos maiores municípios do Estado, chegando a imagem também a algumas cidades do Ceará e do Maranhão, o que corresponde quase 90% da população economicamente ativa.