Sem categoria

Aldo quer proteger língua portuguesa do estrangerismo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (13), o projeto de lei de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que trata da promoção, proteção e defesa da língua portuguesa. “Ao aprovar o projeto, a

A proposta também combate o uso excessivo de expressões em língua estrangeira, os chamados estrangeirismos, que, segundo Aldo, dificultam a comunicação do povo brasileiro. Com a lei aprovada, todos os documentos oficiais do Brasil deverão ser escritos em português. E toda comunicação dirigida ao público, caso utilize palavras em outra língua, terá tradução para o português. A regra vale para peças publicitárias, relações comerciais, meios de comunicação de massa e informações afixadas em estabelecimentos comerciais.



Outro aspecto importante do projeto é a previsão de formação de comissões específicas para elaboração de glossários com sugestões de termos equivalentes em português para as expressões estrangeiras usadas em áreas de intensa inovação tecnológica e científica.



O projeto de defesa do idioma português determina ao Poder Público a tarefa de promover, difundir e valorizar a língua portuguesa, adotando medidas para, entre outras práticas, melhorar as condições de ensino e de aprendizagem da língua, incentivar a pesquisa sobre as variedades lingüísticas, realizar campanhas sobre o uso da língua e criar, no rádio e TV, cursos de língua portuguesa.



A relatoria do projeto na CCJ coube ao deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que deu parecer favorável à matéria. A proposta, já aprovada pelo Senado, segue agora para última votação no plenário da Câmara.



De Brasília
Fernanda Melazo