Aperipê FM comemora aniversário com grande show e debates
Dias 14 e 15 deste mês, a Rádio Aperipê FM, da Fundação Aperipê de Sergipe, realiza uma programação especial em comemoração ao seu aniversário de 12 anos. Debates e shows musicais embalam o sergipano nesta festa que celebra também um período de desenvolvi
Publicado 13/12/2007 11:48 | Editado 04/03/2020 17:20
Fundada em 1995, a Rádio Aperipê FM iniciou suas transmissões na frequência 104,9 no dia 12 de dezembro. A rádio fazia parte do complexo de comunicação da Fundação Aperipê, que na época já contava com a Rádio Aperipê AM operando na freqüência 630, primeira emissora de rádio de Sergipe.
Hoje a Aperipê FM é uma das 68 rádios que compõem a rede de rádios públicas do Brasil, integrada por emissoras de AM e FM federais, estaduais e universitárias espalhadas por todo o país e que geram, promovem e difundem a nossa cultura nas ondas do ar.
Neste ano de 2007 um novo período se mostra à emissora, assim como às suas irmãs Aperipê AM e Aperipê TV, não apenas com uma nova cara em sua equipe, mas com uma nova forma de pensar e trabalhar emissoras públicas de comunicação no estado. Sua grade de programação ampla e atrelada a seus compromissos sócio-culturais leva a Aperipê FM a evidenciar a música e a cultura como em nenhum outro momento da história de Sergipe.
Com uma seleção musical voltada à multiplicidade de expressões artísticas de Sergipe, do Brasil e do mundo, a Aperipê FM proporciona ao artista sergipano a possibilidade de ter seu trabalho apresentado sem restrições ou favorecimento durante toda sua programação.
Através de parcerias inéditas com emissoras públicas de Norte a Sul do país e até na Europa, a Aperipê FM conseguiu incluir a música sergipana na grade de programação em mais de 12 estados brasileiros e diversos países. Isso resultou na expansão das nossas fronteiras culturais, com nosso sotaque sendo levado a ouvintes espalhados pelo mundo.
Prova do desenvolvimento da Aperipê FM foi o convite na última Assembléia Nacional da Associação das Rádios Públicas do Brasil – Arpub –, no Rio de Janeiro, para compor a diretoria da instituição. O nome do diretor sergipano Patrick Torquato foi aprovado por aclamação para a Diretoria de Atividades Culturais e Parcerias Institucionais. Mais do que um título, essa assunção demonstra a confiança que as outras emissoras públicas do país têm no trabalho da rádio de Sergipe.
Para brindar este momento de mudanças e conquistas tão importantes e comemorar seus 12 anos de vida, a Fundação Aperipê de Sergipe e a Rádio Aperipê FM promove uma programação especial ampla e diversificada de shows e debates com a cara da rádio.
Repetindo o sucesso do I Encontro da Aperipê FM com o Artista Sergipano, será montada uma mesa de bate-papo na tarde da sexta feira, dia 14 de dezembro, no auditório “Cândida Ribeiro”, no Centro de Criatividade (Praça Saturnino de Brito, Bairro Getúlio Vargas), com a participação de especialistas renomados.
Mário Sartorello, diretor da rádio Educadora da Bahia, falará sobre o papel da emissora pública na promoção da produção cultural local. Já o produtor do festival Abril Pro Rock e da Feira Internacional de Música Porto Musical, o pernambucano Paulo André, discute sobre música brasileira para o mercado internacional.
O produtor mato-grossense idealizador do projeto Cubo e realizador do festival Calango Pablo capilé mostrará os formatos associativos para a promoção de um cenário cultural. E o sergipano residente em Recife Dj Dolores, que tem seu trabalho reconhecido e premiado no exterior, e também é produtor musical, aponta os novos rumos da música no Brasil.
Na tarde do sábado dia 15, a partir das 3 horas, com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, o Parque da Sementeira será o cenário do show de comemoração do aniversário da Aperipê FM. A banda Ode ao canalha, os cantores Alex Sant'anna e Patrícia Polayne e a apresentação do Dj Dolores e Aparelhagem fazem a trilha sonora desta merecida festa.
De Aracaju
Gabriela Barbosa