Encontro marca lançamento da União da Juventude Socialista em Jundiaí – SP
Na noite de ontem foi dado o primeiro passo da União da Juventude Socialista (UJS) em Jundiaí. Cerca de cinqüenta pessoas comparecerem a primeira reunião da organização realizada na Associação dos Aposentados e Pensionistas da cidade.
Publicado 14/12/2007 19:02 | Editado 04/03/2020 17:19
“Faltava na cidade um movimento para ajudar a juventude, é preciso levar conhecimento aos jovens sobre os problemas da cidade e despertá-los para a vida política, fazendo com que cobrem e busquem melhorias. A UJS surge para suprir essa necessidade, será um canal de integração do jovem com o poder público”, comentou o presidente da Comissão Provisória da UJS- Jundiaí, Rafael Turrini Purgato, durante a reunião.
O secretário de organização da UJS Estadual Francisco Gonçalves (Chicão) sintetizou em uma frase os objetivos da organização. “A UJS não é uma sala, não é um presidente, é na verdade uma idéia, tem como principal característica organizar os jovens para buscarem melhorias e mudarem a realidade do país”.
Segundo ele, o lançamento da UJS em Jundiaí foi muito comemorada pelos integrantes da sigla, ele explicou a grande representatividade de Jundiaí com a juventude tanto da cidade como da região, devido o seu forte potencial estudantil concentrado nas muitas escolas e faculdades.
Durante o encontro os presentes acompanharam atentamente uma palestra sobre “Socialismo e Juventude” ministrada por Chicão, ele traçou um histórico do socialismo e explicou a sua implantação na atualidade. Para a atendente de telemarketing Adriana Mayume Alves dos Santos, 18 anos, a palestra foi interessante porque permitiu a ela adquirir mais conhecimentos sobre o socialismo e comunismo. Questionada sobre o surgimento da UJS em Jundiaí ela se mostrou otimista. “É uma forma de levar conhecimentos aos jovens, principalmente nas escolas”.
Para o design gráfico Bruno Veras Miotto, 23 anos, a UJS incentiva os jovens da cidade a discutir sobre os problemas da juventude no município.
De acordo com o presidente do Comitê Municipal do PCdoB Pedro Bigardi o evento atingiu o objetivo esperado. “Foi um ótimo começo da UJS na cidade, tivemos um bom público e a palestra foi muito boa, didática, ele explicou de maneira lógica o que é o socialismo e a importância da inserção dos jovens nesse processo de transformação”. Ele ressaltou também a presença de lideranças políticas da cidade e região, como da representante do PCdoB de Louveira Maria Aparecida Regorão, o integrante do PCdoB de Itupeva Arialdo Antônio Garcia e do presidente do PPS de Jundiaí Cezar Tayar.
Outras reuniões e encontros serão promovidos pela UJS na cidade, Purgato convida a todos os jovens para ingressar na UJS. “Não é preciso pertencer a nenhum partido basta ter força de vontade e determinação para buscar transformações em nossa sociedade”. Quem se interessar pode entrar em contato com a UJS-Jundiaí no email: [email protected] ou pelo telefone: 7106-8359
Fonte: Jornal de Jundiaí