Programa previne e trata danos à saúde de professores
Pró-Mestre é um programa de atenção preventiva à saúde vocal, físico-postural e emocional do professor, buscando melhorar a qualidade de vida.
Publicado 14/12/2007 17:47 | Editado 04/03/2020 16:36
A Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto de Previdência do Município (IPM) desenvolvem, em parceria, o Pró-Mestre: programa de atenção preventiva à saúde vocal, físico-postural e emocional do professor. O objetivo é realizar atividades que proporcionem mais qualidade de vida aos que atuam nas salas de aula, por meio de técnicas de relaxamento vocal, mental e corporal, além de rodas de conversa e dinâmicas de grupo.
Os interessados têm até o dia 11 de janeiro para solicitar, por meio de ofício, a participação no programa em 2008. O ofício deve ser encaminhado à Superintendência do IPM pelo gestor escolar, contendo o nome da instituição e a secretaria executiva regional (SER) à qual pertence, além do nome, matrícula e telefone para contato dos professores que desejam participar. É importante também registrar o turno em que cada professor pretende se engajar nas oficinas do Pró-mestre.
As atividades do Programa se iniciaram em 2002. Uma pesquisa realizada pelo IPM sobre as causas de adoecimento de professores da rede pública analisou 4.646 prontuários e revelou que problemas emocionais, musculares e vocais estavam entre os principais motivos de licenças médicas. Com o apoio da SME, técnicos do IPM começaram a visitar as escolas para conhecer mais de perto as queixas desses profissionais. Nesta etapa, foram ouvidos mais de quatro mil professores.
Segundo as coordenadoras do Pró-Mestre, Cristina Montenegro e Kátia Dias, verificou-se que o estresse da sala de aula era um dos responsáveis pelos problemas de saúde dos professores. A partir disso, o IPM formou uma equipe de psicólogos e fonoaudiólogos, que promoviam atividades nas unidades de ensino a cada 15 dias. Aquecimento vocal, técnicas para uma boa respiração, atenção psicológica, discussão em grupo sobre as dificuldades do dia-a-dia, ginástica laboral, alongamento e orientação sobre posturas adequadas estavam entre as atividades realizadas.
A partir de 2006, a equipe do IPM passou a realizar os atendimentos na Clínica de Atendimento Básico (CAB) do Instituto. Em 2007, foram feitos mil atendimentos. Neste mesmo ano, uma profissional de psicopedagogia foi incluída na equipe. A proposta é que a partir do próximo ano o Pró-Mestre se transforme em capacitação, contemplando um maior número de professores.
Segundo as coordenadoras, ao fim do trabalho, observam-se mudanças de hábitos e comportamentos dos professores mostrando uma maior consciência sobre os cuidados necessários sobre sua saúde.
Os interessados em participar do Pró-Mestre em 2008 devem solicitar, junto ao gestor escolar, o encaminhamento de um ofício à superintendência do IPM.
O documento deve conter:
– Nome da escola;
– Regional onde está situada a escola;
– Nome, telefone e matrícula do professor interessado;
– Turno no qual o professor pretende participar das oficinas do Pró-Mestre.
Os ofícios também podem ser encaminhados via fax, pelo número: 3452-1710.
Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza