Comunistas russos elegem Ziuganov candidato presidencial
O Partido Comunista da Federação Russa elegeu neste sábado (15) seu líder Gennadi Ziuganov candidato à presidência em uma disputa que enfrenta pela segunda vez os aliados do Kremlin e seus detratores.
Publicado 15/12/2007 17:45
Para Ziuganov, representa a terceira campanha pelo cargo, depois de lutar com o ex-presidente Boris Iéltsin em 1996 e com Vladímir Pútin em 2000.
A candidatura obteve o apoio de 215 votos e foi rejeitada por apenas três, segundo votação efetuada durante o congresso da organização, organizado este sábado (15) na província de Moscou.
Junto a Ziuganov, outro concorrente oficial para as eleições presidenciais de 2 de março de 2008 é o chefe do Partido Liberal Democrático Vladímir Jirinóvski, que anunciou que não renunciaria à corrida presidencial pelo Kremlin.
O dirigente comunista russo disse considerar-se o principal rival do candidato governista e do Partido Rússia Unida, devendo oficializar a candidatura na próxima semana.
A segunda força política dentro do parlamento atual, condição que mantém há vários anos, aspira a ocupar uma cota na vice-presidência da Duma do quinto período legislativo, com a nomeação de seu segundo nome, Iván Mielnikov.