Montes Claros terá Dia da Consciência Negra

Montes Claros terá, já a partir do próximo ano,  feriado municipal no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Projeto de Lei do Vereador Lipa Xavier (PCdoB) propondo o feriado foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, na última quinta-

O Dia da Consciência Negra já é feriado em diversas cidades do país, inclusive São Paulo, Rio de Janeiro, Pelotas, dentre outras. O feriado tem o sentido de contribuir para a valorização da cultura afro-brasileira além de fazer um chamamento à sociedade para que reflita sobre a realidade vivenciada pelos afro-descendentes em todas as esferas da sociedade.


 


“É uma oportunidade de, através de atividades e eventos relativos à consciência negra, relembrarmos a luta do povo negro que começou contra a escravidão e hoje se pauta pelo combate às práticas discriminatórias. “, justifica Lipa Xavier.


 


A data, 20 de novembro, é uma referência ao assassinato de Zumbi dos Palmares, ocorrido em 1695. Zumbi se transformou em um grande ícone da resistência negra e até hoje representa os ideais de liberdade e luta por justiça do povo negro contra a discriminação.


      


O Projeto de Lei foi proposto pelo Vereador Lipa Xavier a partir de uma solicitação formal encaminhada ao Mandato por nove entidades do movimento social e de luta pelo fim da discriminação, entre elas a UNEGRO (União dos Negros pela Igualdade), GRUCON (Grupo de União e Consciência Negra) e UPM (União Popular de Mulheres de Montes Claros).