Sem categoria

Niemeyer recebe os parabéns de Fidel Castro

O presidente cubano, Fidel Castro, felicitou o arquiteto Oscar Niemeyer pelo seu centenário, celebrado neste sábado, de acordo com a agência cubana de notícias Prensa Latina.

“Que muitas pessoas vivam e desfrutem como tu mais de 100 anos”, expressou o líder da Revolução cubana, em uma carta enviada a Niemeyer em 10 de outubro passado e publicada neste sábado.



Leia abaixo o texto da carta em sua integra, reproduzido da Prensa Latina.




Havana, 10 de outubro de 2007



“Ano 49 da Revolução”



Querido Niemeyer: Tuas palavras de introdução ao “O Ser e a Vida” me recordaram a Martí, quando escreveu “El Ismaelillo” para crianças e adolescentes. Te apoio plenamente em tua árdua batalha por estimular o hábito de ler. Dizes que sem a leitura o jóvem sai da escola sem conhecer a vida.



Ler é uma couraça contra todo tipo de manipulação. Mobiliza as consciências, nosso principal instrumento de luta frente ao poder devastador das armas modernas que possui o impéio; desenvolve a mente e fortalece a inteligência, do mesmo modo que caminhar fortalece os músculos das pernas; estimula o sentido crítico e é um antídoto contra os instintos egoístas do ser humano.



Nossa luta contra o analfabetismo foi apenas o ponto de partida para que não se perdesse nenhum talento e para que não existam seres humanos excluídos da possibilidade de conquistar por si mesmos a mais plena liberdade. Nunca dissemos ao povo cubano “creia” mas sim “leia”.



Sem cultura não há liberdade nem salvação possível. Como te escrevi antes, só uma maior consciência nos manterá firmes em nossa vontade de lutar pelas idéias mais justas e pela sobrevivência da espécie humana.



Muitas felicidades pelo teu aniversário. Que muitas pessoas vivam e desfrutem como tu mais de 100 anos.



Teu amigo


 



Fidel Castro Ruz”