Fim da CPMF leva Sergipe mudar orçamento

O orçamento do Estado para 2008, estimado em pouco mais de R$ 4,3 bilhões, deve sofrer alterações. A informação foi passada ontem pelo secretário estadual da Fazenda, Nilson Lima. As mudanças, disse, visam tentar compensar o desfalque que será propiciado

Os recursos – segundo disse o governador Marcelo Déda (PT), da ordem de R$ 47 milhões por ano – cobriam os programas de assistência social. “Teremos que fazer realocações no orçamento estadual para assegurar que programas importantes para a população não sofram solução de continuidade”, disse Nilson, em entrevista à imprensa.


 


Para ele, a manutenção do imposto, que o governo federal pretendia prorrogar até 2011, seria uma oportunidade para garantir a viabilidade das reformas tributária e fiscal. “Não podemos menosprezar as perdas desses recursos, principalmente nas áreas da saúde e da assistência social. Mas não adianta chorar o leite derramado. Agora é arregaçar as camisas e cair em campo”, disse Lima.


 


Ontem, o governador Marcelo Déda lamentou o fim da cobrança e disse que inevitavelmente há um impacto negativo muito grande para a economia brasileira e para os gastos sociais. “Eu espero que o presidente Lula e sua equipe encontrem alternativas de superar esses impactos, buscando novas fontes de financiamentos para a saúde e para os programas sociais”.


 


Fonte: JC