Sem categoria

Vídeos de celebridades apóiam greve dos roteiristas nos EUA

Em manifesto a favor dos roteiristas em greve, atores da “A-list” de Holllywood, depois de empunharem placas em piquetes nas ruas norte-americanas, estão usando a internet para demonstrar como a falta de texto afeta seu trabalho. Em vídeos de menos de qua

A campanha, intitulada “Speechless” (Sem Fala), começou no último dia 22 e desde então ganhou 24 episódios, até a conclusão desta edição – os vídeos só devem parar com o fim da greve. O manifesto foi concebido pelos roteiristas George Hickenlooper e Alan Sereboff, do WGA.


 


Nos curtas, que trazem ainda nomes como Tim Robbins, Harvey Keitel, Susan Sarandon, Sean Penn, Demi Moore e Martin Sheen, a maior parte dos atores fica muda diante da câmera -idéia original dos vídeos de “Speechless”- ou se comunica na base do “blablablá”, de caretas e mímicas.


 


Logo no início, porém, os idealizadores perceberam que era melhor deixar que os atores improvisassem, o que gerou alguns vídeos mais criativos, como o que junta Moore, Sheen, Julia Louis-Dreyfuss (ex-Seinfeld) e Marcia Cross (Desperate) diante de uma câmera, em um teste em que o diretor (apenas uma voz ao fundo) os faz escolher uma cena de um roteiro em branco.


 


Sucesso na rede


 


Ironicamente, muitos dos vídeos feitos sem roteiro acabam virando sucesso na rede -o que traz Woody Allen, por exemplo, colocado há uma semana no YouTube, já havia sido visto cerca de 40 mil vezes no site até o início da tarde de ontem.


 


O curta feito pelo diretor é um dos destaques do manifesto. Sentado em uma cadeira, olhando fixamente para a câmera, Allen leva uma xícara à boca enquanto a platéia cai na gargalhada, em cena que lembra a sitcom dos coelhos de Império dos Sonhos, de David Lynch.


 


Além de em páginas extra-oficiais, todos os curtas podem ser vistos no endereço: speechlesswithoutwriters.com.


 


Fonte: Folha Online