Lula Morais realiza audiência sobre requalificação da Praia de Iracema

O deputado Lula Morais, através das Comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e do Meio Ambiente, realizou na tarde de ontem, 20/12, uma audiência pública para discutir o projeto de requalificação da Praia de Iracema, da Prefeitura de Fortaleza

Lula Morais afirmou que o projeto é ousado e vem sendo reclamado há muito pelo setor turístico e pela população, e enfatizou a necessidade de ampliar o debate, “para esclarecer quais serão os investimentos e como serão acomodados restaurantes, bares e pousadas”.


 


 


A coordenadora de projetos especiais da Prefeitura, Luiza Perdigão, informou que o projeto custará cerca de R$ 29 milhões, investidos pela Prefeitura e pelos governos do Estado e Federal, e deve ser iniciado em janeiro. “O projeto trará uma nova vida econômica e social para a área, eliminando fatores de degradação. Ela destacou que o projeto inclui a restauração de prédios históricos, como o Estoril, a instalação de museus, de um Centro de Artesanato e outros equipamentos incentivando o turismo cultural, como forma de coibir a exploração sexual”, afirma a representante da Prefeitura.


 


 


O representante da Abrasel, Mario Dias, afirmou que a participação da iniciativa privada é fundamental para a reestruturação da área e ressaltou que “os empresários precisam ter segurança jurídica para fazer investimentos na Praia de Iracema. Não podemos aceitar que o Pirata Bar, que tem 21 anos no local e é conhecido em todo o mundo, seja desapropriado”, afirmou.


 


 


O deputado Lula Morais também apoiou a manutenção do Pirata e disse que irá ajudar no que for preciso para que o bar continue como referência turística de Fortaleza. O empresário Júlio Trindade, dono do Pirata Bar, criticou a Prefeitura pelo descumprimento do acordo feito com a comunidade da Praia de Iracema. Ele disse que a notícia da desapropriação “pegou as pessoas de surpresa”. Comerciantes, moradores e trabalhadores da área também protestaram contra o projeto da Prefeitura e apresentaram propostas, como a Criação do Museu do Pescador.


 


 


Lia Parente, representante da Prefeitura de Fortaleza, disse que não tinha uma definição sobre os empreendimentos que serão mantidos. “O Pirata Bar e os outros bares continuarão na Praia de Iracema, mas terão que procurar a Prefeitura e se adequar ao novo uso da área”.


 


 


Fonte: www.lulamorais.com.br