Pequim cumpre meta ambiental no penúltimo dia do ano
Com a ajuda de ventos fortes, durante o fim de semana, Pequim conseguiu completar, no domingo (30), penúltimo dia do ano, a meta de 245 “dias de céu azul” em 2007.
Publicado 31/12/2007 19:43
A conhecida poluição do ar em Pequim é uma grande preocupação para atletas e organizadores das Olimpíadas que a cidade sediará em agosto do próximo ano.
Autoridades municipais, que estão fixando uma meta mais ambiciosa de pelo menos 256 dias com qualidade do ar relativamente boa em 2008, estavam aliviadas com o cumprimento do objetivo este ano, disse a agência chinesa de notícias Xinhua.
“Nós antecipamos o último dia de “céu azul” há mais de 10 dias, mas uma neblina prolongada e tempestades de areia nos frustraram na última semana”, disse o diretor do departamento municipal de Proteção Ambiental, Du Shaozhong, à Xinhua.
O critério de Pequim para um “dia de céu azul” não foi amplamente reconhecido por cientistas internacionais. Mas o cumprimento apertado da meta reforça os desafios enfrentados por autoridades para garantir que os jogos do próximo ano não sejam marcados por uma poluição nociva.
O chefe das Olimpíadas Jacques Rogge já afirmou que alguns eventos podem ter de ser remarcados se a qualidade do ar não for boa o suficiente.
A cidade já gastou 16,4 bilhões de dólares em programas ambientais para combater poluição, e autoridades disseram que há mais esforços planejados.