Assembléia Legislativa cria sistema interativo com câmaras municipais
A Assembléia Legislativa vai instalar, em março de 2008, o projeto Unilece (União do Legislativo Cearense). De acordo com o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), o objetivo do projeto é proporcionar a interação e a modernização do Poder Legi
Publicado 03/01/2008 16:15 | Editado 04/03/2020 16:36
Segundo a coordenadora administrativa do programa, Ana Suely Romero, a interação entre o Legislativo Estadual e as câmaras municipais permitirá uma troca de informações, proporcionando a descentralização da gestão pública. Ana Suely informa que, neste ano de 2008, o Unilece será desenvolvido em duas etapas. A primeira será a pré-operacionalização, nos meses de janeiro e fevereiro, com a capacitação dos servidores da Casa, que atuarão como tutores nos cursos de educação à distância do Alecemídia.
A segunda etapa do Unilece diz respeito ao banco de leis, Legioteca, que já está sendo montado. A Legioteca é uma biblioteca virtual, que garante à população fazer consultas à Constituição do Estado, Lei Orgânica e o Código de Trânsito. Quanto ao programa AP Interativa, ele permitirá a participação dos municípios nas discussões acontecidas em outras regiões do Estado, por meio de videoconferência. Já o Interlece, vai disponibilizar consultoria aos vereadores pelo Portal da Assembléia Legislativa.
Ana Suely explicou, ainda, que o Unilece foi criado com base no Interlegis, programa desenvolvido pelo Senado Federal. O Unilece vai utilizar ferramentas como videoconferência, Internet e telefone. Dessa forma, as audiências públicas serão exibidas em tempo real para as câmaras municipais.
A coordenadora destacou que 12 câmaras já assinaram convênio com a AL para utilizarem o Unilece. São elas: Aracati, Caucaia, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Orós, Quixadá, Santa Quitéria, Sobral, Tauá e Viçosa do Ceará.
Fonte: Assembléia Legislativa