Escuta realiza festa de Santos Reis no Pici 

O Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (ESCUTA) realiza até o dia 6 de janeiro de 2008 sua 18ª Edição do Reisado do ESCUTA, é a Festa de Santos Reis pelas ruas do Pici, anunciando a chegada do menino Jesus.

O Reisado do Escuta teve sua origem nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, do Pici, com as contações de histórias das Senhoras da Comunidade sobre a cultura no interior do Estado do Ceará, como participavam quando jovens, aí começam a cantar as musicas do Reisado com entusiasmo, assim surge a motivação para Tiração do Reisado do campo para espaço urbano de Fortaleza, em particular no Pici.


 


 


A aceitação dos moradores foi imediata devido à identidade cultural que permanece enraizada e que estava adormecida na Cidade. A vibração foi tão forte na comunidade que contagiou novos atores jovens, adolescentes e crianças, que animam a Festa de Santos Reis no ESCUTA.


 


 


O Reisado foi introduzido no Brasil-Colônia pelos portugueses no século XIX. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas às vezes pode ser apresentado em residências.


 


 


Folia de Reis, ou Reisado, constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).


 


 


Esta festa tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios. A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia em 6 de janeiro. No século III, ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o nascimento de Cristo e 6 de janeiro, dia dos Reis. (fonte: Fundação Joaquim Nabuco).


 


Fonte: Sítio do Bairro Ellery